Minha conta
    "Uma versão ao estilo Shrek": Este filme da Disney ganhará um live-action, mas sua animação poderia ter sido bem diferente
    Rafael Felizardo
    Rafael Felizardo
    -Redator | Crítico
    Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

    Influenciada pelo sucesso do ogro verde, a Disney pensava em um Enrolados bastante singular.

    Enrolados foi um dos maiores sucessos da história da Disney, uma animação que recontou, à sua maneira, a história de Rapunzel. Na trama original, uma jovem donzela é trancada em uma alta torre por uma feiticeira, tudo como forma de pagamento por seus pais terem roubado a horta da megera.

    Ao longo dos anos, tal história passou por muitas iterações, girando sempre em torno da carismática personagem de cabelos longos. Recentemente, a Disney confirmou que o conto de fadas ganhará uma versão em live-action, seguindo o mesmo caminho de Cruella, Branca de Neve, Aladdin e mais.

    ENROLADOS PODERIA TER SIDO DIFERENTE

    Inicialmente, Enrolados tinha uma premissa muito diferente da que acabou chegando às telas. Durante uma época em que a DreamWorks havia se tornado uma força a ser reconhecida, com sucessos como Shrek, a Disney cogitou seguir pelo mesmo caminho, dando uma abordagem mais ácida e moderna a seus títulos.

    Desta forma, Enrolados mergulharia em mundo onde dois adolescentes se encontrariam presos no universo de Rapunzel e se chamaria Rapunzel Unbraided - conforme noticiado pelo Wall Street Journal em 2003. O animador Glenn Keane “usaria computadores pela primeira vez para criar personagens”, em um período onde as animações transitavam do clássico formato desenhado à mão para imagens geradas por computador - o famoso CGI.

    Na época, Keane chamou o projeto de “uma versão do filme ao estilo Shrek”. A Disney havia decidido que se afastaria dos contos de fadas tradicionais, apostando em uma trama onde os jovens Claire e Vince são levados de uma moderna São Francisco para o reino mágico de Rapunzel.

    Rapunzel Unbraided já tinha alguns grandes nomes ligados a ele, mesmo nos estágios iniciais de desenvolvimento. Originalmente, Reese Witherspoon e Kristin Chenoweth teriam sido cotadas ao projeto, mas ambas acabaram se afastando. Após muitos adiamentos e desistências, em 2009, a Disney optou por cancelar de vez o título, apostando em algo que ficava no meio termo entre o tradicional e o moderno - o Enrolados que conhecemos hoje.

    Esqueça Mufasa! A Disney já lançou a melhor prequela de O Rei Leão há vinte anos atrás

    Vale ressaltar que a mudança de título de Rapunzel para Enrolados se deu pelo medo da Disney de causar controvérsia entre os fãs mais tradicionais do estúdio. Levando em consideração que a trama não seguiria fielmente o conto de fadas clássico, a companhia optou por se desvencilhar do nome, achando que assim teria mais liberdade na composição.

    Obviamente, todo esse movimento causou controvérsia entre alguns críticos na época, o que levou à declaração do presidente da Pixar Animation Studios, Ed Catmull:

    "Não queríamos ser colocados em uma caixa... Algumas pessoas podem presumir que é um conto de fadas para meninas quando não é. Fazemos filmes para serem apreciados e amados por todos (...) Para contar bem a história, Rapunzel precisava sair para este mundo.”

    No fim das contas, Enrolados chegou aos cinemas em meados de 2010, tornando-se o estrondoso sucesso que conhecemos hoje.

    Enrolados
    Enrolados
    Data de lançamento 7 de janeiro de 2011 | 1h 41min
    Criador(es): Byron Howard, Nathan Greno
    Com Mandy Moore, Luciano Huck, Zachary Levi, Donna Murphy
    Usuários
    4,4
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora no Disney +

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top