O fato de já conhecermos perfeitamente a fórmula de um filme antes mesmo de assisti-lo não é impeditivo para seu sucesso. Um caso bem claro disso é Agente das Sombras, thriller de ação com Liam Neeson que está atualmente no catálogo da Netflix.
A fórmula do filme de Neeson é tão familiar quanto confortável. Lançado em 2022 e dirigido por Mark Williams (Legado Explosivo, Um Homem de Família), a trama traz o ator no papel de Travis Block, um veterano da Guerra do Vietnã que trabalha como “mediador” do FBI em missões não oficiais.
Quando uma ativista política é assassinada, o governo tem outra missão para lhe atribuir - e não se importa muito com o desejo de Block de se aposentar e passar mais tempo com sua família. Relutantemente, ele precisa aceitar uma última missão que poderá mudar a sua visão quanto às pessoas para quem trabalha.
O filme foi um fracasso retumbante tanto de crítica quanto de bilheteria. Arrecadou apenas 16 milhões de dólares com um orçamento de 43 milhões, e no Rotten Tomatoes conta com apenas 12% de aprovação da imprensa. Mesmo assim, o filme consegue se conectar claramente com parte do público, que o avaliou com 82% de aprovação.
Depois de anos triunfando como ícone de ação, foi recentemente, aos 72 anos, que Neeson admitiu que é hora de abandonar essa parte de sua carreira, afirmando à People que não pode “continuar enganando o público” e que não quer chegar ao momento em que seu dublê faça toda a ação por ele.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!