Howard Hawks é uma lenda absoluta do cinema de Hollywood. Mesmo durante a era do cinema mudo, ele garantiu um lugar na fábrica de sonhos com seu primeiro filme, O Caminho para a Glória (1926). Nos anos e décadas seguintes, seguiram-se mais 46 trabalhos de direção, incluindo clássicos como Scarface, a Vergonha de uma Nação (1932) e À Beira do Abismo (1946).
Hawks deixou sua maior marca no gênero faroeste. Sem ele, não teriam existido representantes notáveis do gênero como Rio Vermelho (1948), Rio Bravo (1959) e El Dorado (1966). Ele também se aposentou do cinema com um faroeste: Rio Lobo, de 1970, é o último registro na filmografia do diretor.
Rio Lobo: Em seu último faroeste, Howard Hawks envia John Wayne para uma vingança impiedosa
A história de Rio Lobo se passa durante a Guerra Civil Americana. O fim do conflito devastador entre o Norte e o Sul está se aproximando, mas o derramamento de sangue não para... especialmente quando o oficial sulista Capitão Pierre Cordona (Jorge Rivero) ataca um trem do norte.
Após a guerra, Cord McNally (John Wayne) tem como missão encontrar os traidores responsáveis pelo ataque. Ele os encontra na pequena cidade texana de Rio Lobo. Para desgosto do xerife local, McNally faz justiça com as próprias mãos e se transforma em um anjo vingador.
Rio Lobo não é apenas o último filme de Hawks. O faroeste tardio também é a conclusão de uma trilogia temática que começou com os já citados Rio Bravo (também conhecido como Onde Começa o Inferno) e El Dorado. Nos três filmes, o diretor conta a história de homens da lei que tentam afirmar sua autoridade contra os foras da lei.
Rio Lobo pode ser assistido pela plataforma PLEX ou ser alugado/comprado no Prime Video e Apple TV+.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!