Minha conta
    No streaming: Uma das maiores surpresas da ficção científica dos últimos anos – que passou despercebida nos cinemas
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    No passado recente, o cinema sci-fi produziu uma série de surpresas – mas talvez a maior delas esteja, paradoxalmente, por trás de um dos filmes mais aguardados dos últimos anos.

    Os fãs de ficção científica tiveram todos os tipos de motivos para estarem felizes nos últimos anos. Não apenas sucessos de bilheteria como Duna e Duna: Parte 2 causaram entusiasmo, mas também dicas privilegiadas como Little Fish e Dois Minutos Além do Infinito. Talvez a maior surpresa tenha vindo de um dos filmes sci-fi mais esperados do ano, um blockbuster que subverte impiedosamente as expectativas do seu público e, mesmo assim, de alguma forma ainda as cumpre no final: Matrix Resurrections.

    O quarto longa Matrix não era exatamente o que os fãs esperavam – o que se reflete em críticas mistas em todas as plataformas. Foi desta forma que Lana Wachowski conseguiu o feitio com a primeira parcela: uma explosão emocional e visualmente poderosa com um grande efeito de surpresa - que está disponível no Prime Video e Max, dentre outros filmes bons para assistir depois.

    Na Netflix: Sem esta obra-prima de ficção científica, Matrix e Avatar jamais existiriam!

    Para muitos, esta deveria ser a oportunidade de finalmente acompanhar o sucesso de bilheteria da ficção científica. Afinal, quase ninguém queria ver o retorno de Neo (Keanu Reeves) e Trinity (Carrie-Anne Moss) ao cinema – principalmente considerando seus custos de produção de 190 milhões de dólares, que no final arrecadou pouco menos de 159 milhões. Nas paradas globais do cinema de 2021, não passou do 28º lugar.

    E isso para um dos melhores e mais originais filmes de ficção científica dos últimos tempos, pois a crítica do AdoroCinema concedeu impressionantes 4 de 5 estrelas a produção.

    Warner Bros.

    Matrix Resurrections: Não é o que esperávamos – e isso é uma coisa boa!

    Há muita ironia no fato de Matrix 4 ter sido lançado nos cinemas uma semana depois de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa. Porque enquanto o blockbuster da Marvel apertava praticamente todos os botões que existem no centro de controle da nostalgia de um estúdio de cinema, Lana Wachowski vira o mundo de Neo, Trinity e companhia – e assim o coloca de cabeça para baixo.

    Matrix Resurrections é uma meta-diversão irônica com uma dose extra de fan service – não apesar, mas precisamente porque o filme é muito diferente de seus antecessores. Semelhante ao slasher de Wes Craven, O Novo Pesadelo - O Retorno de Freddy Krueger, Resurrections se passa em um mundo em que as parcelas anteriores (Matrix, Matrix Reloaded e Matrix Revolutions) existem - embora não na forma de longas, mas como jogos de computador. Isso é divertido, original e praticamente o oposto do que outras sequências tardias fazem, que às vezes simplesmente repetem o que já foi feito de uma forma pouco inspirada, ocasionalmente até descaradamente manipuladora.

    Warner Bros.

    Mas Matrix 4 não é apenas diferente – isso por si só não o tornaria necessariamente melhor – mas também elimina uma grande fraqueza da trilogia original. Porque embora o romance entre Neo e Trinity sempre tenha desempenhado um papel decisivo, mais do que isso é uma das muitas subtramas, que no final era, acima de tudo, pura afirmação. Mas com o quarto filme, o amor entre Neo e Trinity finalmente ganha o significado que sempre foi dito ter.

    As diretoras de Matrix obrigaram Keanu Reeves a assistir a dois animes de ficção científica lendários para viver Neo

    Embora Resurrections tenha alguns cenários de ação espetaculares a oferecer, o filme ainda está longe de ser um blockbuster clássico de Matrix – e certamente não é uma típica produção de ficção científica em grande escala. No final, a conclusão da série parece, acima de tudo, um longa romântico. Apenas aquele em que há muitos entraves aqui e ali.

    Matrix: Resurrections
    Matrix: Resurrections
    Data de lançamento 22 de dezembro de 2021 | 2h 28min
    Criador(es): Lana Wachowski
    Com Keanu Reeves, Carrie-Anne Moss, Yahya Abdul-Mateen II
    Usuários
    2,7
    Adorocinema
    4,0
    Assistir em streaming

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top