Último dia de 2024 e qual é o saldo deste período intenso? Tivemos Olimpíadas, a despedida de grandes personalidades do Brasil e do mundo, acontecimentos político-sociais que mudaram a humanidade de maneira única e, claro, uma enxurrada de lançamentos nos cinemas, serviços de streaming e TV.
Com uma seleção tão grande de estreias, é natural que diversos projetos tenham passado despercebidos por muita gente - até mesmo por quem adora cinema. Filmes e séries que se perderam entre blockbusters ou até mesmo aquelas produções que chegaram tão cedo que nem parecem fazer parte do calendário deste ano.
Destronou Duna 2 e ultrapassou Deadpool & Wolverine: Este é o filme de maior sucesso de 2024Por isso, o AdoroCinema separou uma lista de 11 filmes que ninguém lembra, mas foram lançados em 2024. A seleção foi feita a partir de três critérios, sem necessidade de ranking: estreia nos primeiros meses do ano, produções que foram discretamente para o streaming e projetos que foram tão mal recebidos que entraram no ostracismo tão rápido quanto surgiram.
PATOS! | Prime Video
Lançado em 4 de janeiro, este filme passou despercebido por muita gente. Embora tenha feito sucesso, foi visto por muitas famílias e pessoas que adoram animação no streaming. A trama mostra uma família de patos formada por Mack - o pai superprotetor -, Pam - a mãe exploradora -, e os filhos Dax e Gwen. Enquanto Pam tem o desejo de mostrar o mundo aos filhos, Mack só quer manter a família em segurança no lago em que vivem na Nova Inglaterra. Porém, quando um novo grupo de patos aparece no local com uma série de histórias sobre viagens incríveis, a família concorda em partir rumo à Nova York, para visitar a Jamaica tropical. Mas a viagem começa a se complicar.
Priscilla | MUBI
Assim como Patos!, Priscilla percorreu um caminho semelhante. Hoje na MUBI, o longa que apresenta o outro lado da história de Elvis passou despercebido pelo grande público devido ao excesso de lançamentos de janeiro.
Dirigido por Sofia Coppola, o longa conta a história do relacionamento de um dos casais mais famosos do mundo: Elvis e Priscilla Presley. Baseado no livro Elvis e Eu, escrito por Priscilla, e protagonizado por Cailee Spaeny (Maus Momentos no Hotel Royale, Círculo de Fogo: A Revolta) e Jacob Elordi (Euphoria, A Barraca do Beijo), o filme segue o ponto de vista de Priscilla após conhecer o astro do rock em uma festa, quando ela ainda era apenas uma adolescente. Mas a paixão que, inicialmente, era formada por parceria e vulnerabilidade logo toma um rumo conturbado quando o cantor começa a mostrar um lado diferente daquele venerado nos palcos.
Os Rejeitados
Muitos falaram sobre Os Rejeitados nos últimos meses do 2023 e, principalmente, no período do Oscar. Indicado a 4 categorias, o projeto conquistou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante para Da'Vine Joy Randolph. Inclusive, é um ótimo longa para se assistir nesse período de festas.
Na data mais esperada do fim do ano, os alunos e professores do prestigiado internato Barton Academy se preparam para passar suas férias com as famílias e amigos. No entanto, um grupo conhecido como Os Rejeitados fica para trás, sem lugar ou pessoas para visitar. Paul Hunham (Paul Giamatti), um professor altamente desgostado pelo corpo docente, sempre fica para trás e contra a sua vontade, é o responsável por cuidar dos estudantes que precisam ficar no colégio no feriado. Durante a tarefa, ele precisa lidar especificamente com Angus (Dominic Sessa), um adolescente rebelde que está lidando de sua própria forma com a morte do pai. Entre gritos, perseguições no corredor, detenções e conversas, os dois acabam descobrindo mais sobre a vida com a ajuda da cozinheira-chefe da escola.
Amigos Imaginários | Paramount+
John Krasinski é um diretor que sabe muito bem trabalhar com ideias originais. Depois de emplacar dois ótimos capítulo de Um Lugar Silencioso, e abrir a franquia para novas possibilidades, ele embarca em uma jornada emocional com Amigos Imaginários. É como uma mistura de filmes da Pixar com Mansão Foster Para Amigos Imaginários. Provavelmente, muitas pessoas não assistiram ao longa, mas é uma boa pedida para esquentar o coração.
A trama acompanha Bea (Cailey Fleming), uma garota que adquire a habilidade de ver os amigos imaginários de todas as pessoas após sofrer um evento traumático. Quando Cal (Ryan Reynolds) descobre seu extraordinário poder, ele se junta com Bea e os dois se unem para uma missão emocionante que jamais pensaram ter: reconectar os amigos imaginários com suas crianças, agora adultas e muitas vezes esquecidas de seus companheiros mágicos, dessa forma, devolvem a sensibilidade do que era ser criança e ainda desbloqueiam uma memória de infância nesses adultos.
Matador de Aluguel | Prime Video
Um remake que adiciona elementos contemporâneos principalmente nos elementos de ação e o carisma de Jake Gyllenhaal, Matador de Aluguel pode parecer um filme genérico do gênero, mas entrega um entretenimento de qualidade. Com ótimas cenas de luta, o longa oferece uma direção estilosa e um ótimo cinema pipoca.
Na trama, um ex-lutador de UFC (Gyllenhaal) aceita um emprego como segurança em uma estalagem em Florida Keys, mas logo descobre que nem tudo é o que parece neste paraíso tropical.
Bob Marley: One Love | Netflix
Embora tenha decisões de roteiro que coloquem o filme na estrutura comum de cinebiografias hollywoodianas, o longa agradeu parte dos fãs do artista. Muitos perderam sua passagem nos cinemas devido à correria do começo do ano e o carnaval que atravessou parte da exibição. Com a estreia na Netflix, o projeto acaba de ser descoberto, mas muitos ainda não notaram que o filme é relativamente novo.
Bob Marley: One Love é um filme biográfico dirigido por Reinaldo Marcus Green (King Richard: Criando Campeãs) que conta a história de Robert Nesta Marley OM, mais conhecido como Bob Marley, grande ícone do reggae. O filme relembra os importantes feitos do cantor para seu país, assim como as dificuldades que sua família e conhecidos passaram.
Bob Marley (Kingsley Ben-Adir) ficou conhecido por sua pregação pela paz, do amor e da fé rastafari. Com o reggae, ultrapassou fronteiras e o sucesso foi imenso. Mas mesmo famoso, a violência em seu país era uma realidade e chega até Marley e sua esposa (Lashana Lynch). Após um atentado, eles saem do país, mas no ano seguinte o cantor icônico decide voltar, pelo povo, para a Jamaica.
Madame Teia | Max
Este é um daqueles casos que o filme chega causando uma tremenda comoção - negativa, neste caso - e desaparece tão rápido quanto surgiu. Um dos últimos filmes do Universo Homem-Aranha da Sony, Madame Teia saiu em 2024, mas parece um filme B dos anos 2000. A forma como ganhou as redes sociais faz com que pertença àqueles curiosos fenômenos que confundem a mente: este filme realmente foi lançado neste ano ou já está entre nós há mais tempo? A estreia em fevereiro colaborou para isso, é claro.
Madame Teia mostra a história de origem da personagem-título, interpretada por Dakota Johnson. Na trama, Cassandra Webb leva uma vida comum trabalhando como paramédica em Manhattan - até que, um dia, ela descobre que possui a habilidade de prever o futuro. Uma de suas visões acaba levando Cassandra até as jovens Julia Carpenter (Sydney Sweeney), Anya Corazon (Isabela Merced) e Mattie Franklin (Celeste O’Connor). Não demora até que as quatro entendam que, juntas, estão destinadas a algo muito poderoso.
Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo | Plataformas digitais
É meio difícil escrever isso, mas a versão liev-action de Turma da Mônica Jovem não conquistou os fãs dos gibis de Mauricio de Sousa como as demais adaptações para os cinemas. O filme teve algumas controvérsias durante sua exibição nos cinemas e hoje pode ser visto em plataformas digitais.
Em uma nova escola e agora no ensino médio, o primeiro dia de aula já reservava uma surpresa: os amigos Mônica (Sophia Valverde), Cebola (Xande Valois), Magali (Bianca Paiva), Cascão (Theo Salomão) e Milena (Carol Roberto) descobrem que o Museu do Limoeiro será leiloado. A turma decide se unir em uma missão para tentar salvá-lo, e enquanto investigam o que está acontecendo, eles não demoram muito para perceber que podem estar lidando com uma ameaça muito maior do que imaginam.
Marcando uma nova fase na vida dos amigos que estão juntos desde a infância, agora eles compartilham os medos e as inseguranças que surgem na adolescência em uma trama que mistura aventura e suspense, mas sem perder o jeitinho de sempre.
Donzela
O ano de 2025 vai marcar a despedida de Stranger Things, com a chegada da última temporada da aclamada série da Netflix. Em quase uma década, a produção lançou a carreira de Millie Bobby Brown e, a partir de um contrato com a plataforma de streaming, a atriz apareceu em outros projetos. Donzela é um deles. Com boas intenções, a tentativa de subverter os contos de fada que moldaram o imaginário popular não conquistou o público.
Na trama, Elodie (Bobby Brown), uma princesa de um reino, concorda em se casar com um lindo príncipe de outro lugar. Mas o que ela não sabe, é que este conto de fadas é na realidade, um grande engano. A realeza pretende sacrificá-la. Enganada pelo rei, a princesa se torna o sacrifício de uma antiga dívida. Agora, presa em uma caverna de dragão e sabendo que ninguém vem resgatá-la, ela precisará usar sua astúcia, inteligência e perseverança para escapar com vida - tudo isso, sem a ajuda de nenhum príncipe encantado.
O Astronauta
Atualmente, Adam Sandler tem cultivado algumas produções em parceria com a Netflix. O Astronauta é uma delas. Ao tentar unir ficção científica com seu costumeiro estilo de comédia, o ator adicionou um filme levemente esquecível em sua filmografia.
O astronauta Jakub Procházka (Adam Sandler) aceita embarcar em uma missão solitária nos confins do sistema solar. E sob o solo de Júpiter, ele sente falta de sua esposa grávida, Lenka (Carey Mulligan), que está na Terra, a milhões de quilômetros de distância. No entanto, desiludida com a distância do marido, e frustrada por ele sempre escolher missões longas, em vez da vida ao lado da família, Lenka decide se separar.
Enquanto isso, Jakub é visitado por Hanus, um alienígena parecido com uma aranha (Paul Dano), que invade a espaçonave, e, mesmo inicialmente assustado, o astronauta e o alienígena começam a se comunicar e desenvolver uma amizade improvável.
Argylle | AppleTV+
Uma reunião de celebridades em uma história que deixou a desajar. Como já diz a crítica do AdoroCinema, "com um marketing impulsionado pela participação de Dua Lipa e uma teoria da conspiração envolvendo Taylor Swift, o longa sofre por se esforçar demais".
No filme, Elly (interpretada por Bryce Dallas Howard) é uma renomada autora que ficou conhecida por uma série de romances de espionagem que acompanham o agente Argylle (Henry Cavill). Porém, inesperadamente, a trama de Elly deixa de ser apenas uma ficção e acaba se tornando realidade, colocando a escritora no centro de uma complexa e perigosa teia de trapaças e assassinatos.
Com a ajuda de Aiden (Sam Rockwell) e o gato Alfie - seu fiel companheiro - Elly deve lidar com as consequências do encontro entre o mundo real e fictício. O elenco também conta com a participação de Dua Lipa, Sofia Boutella e John Cena.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!