"Em termos de narrativa, Wicked está entre os filmes mais radicais já feitos por grandes estúdios de Hollywood". Essas foram as impressões do diretor Adam McKay através de sua conta X (antigo Twitter) sobre um dos maiores sucessos do ano. "É abertamente sobre radicalização diante do carreirismo, do fascismo e da propaganda".
McKay é conhecido por criticar especialmente o governo dos Estados Unidos em seus filmes. Isso acontece em A Grande Aposta, onde retrata os bancos e seu papel na grande crise de 2008; Vice, sobre a carreira política de Dick Cheney; ou Não Olhe Para Cima, uma sátira poderosa sobre o perigo das mudanças climáticas. Ele é especialmente ativo nas redes sociais e compartilhou sua visão sobre o filme de Jon M. Chu.
O que chama a atenção de McKay é que Wicked foi lançado num momento que "os Estados Unidos nunca foram tão direitistas e propagandistas". A história original, claro, tem alguns anos, mas ele fala sobre um filme que arrecadou quase US$ 600 milhões e seu possível futuro sob a administração Trump. "Se os Estados Unidos continuarem nesse caminho, não ficaria surpreso em ver o filme proibido em 3 a 5 anos", responde um usuário.
Para ele, Wicked é comparável, em termos de ideologia de "filme de grande estúdio", a A Ponte do Rio Kwai, A Noviça Rebelde, Rastros de Ódio, Cidadão Kane e Jogos Vorazes.
O curioso é que Wicked já foi banido (ou quase) dos cinemas. Especificamente, no Kuwait, onde as autoridades preferiram retirá-lo dos cinemas devido ao seu possível conteúdo LGBTQ+. Eles garantiram que era algo temporário e que precisavam confirmar antes de dar luz verde. No final das contas, o filme acabou sendo realmente lançado.
É por detalhes como esse que Adam McKay acredita que, se nossa sociedade continuar no caminho mais conservador, produções como a estrelada por Ariana Grande e Cynthia Erivo estarão em perigo. O prelúdio da lendária aventura de fantasia O Mágico de Oz arrecadou US$ 586,3 milhões até o momento e está entre os favoritos ao Oscar. Lembrando que Wicked: Parte Dois chega aos cinemas em novembro de 2025
*Conteúdo global AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha.