Lançado em 2021, A Noite do Triunfo (Un Triomphe, no título original), do diretor francês Emmanuel Courcol, conta a história de Etienne (Kad Merad), um ator que não consegue muitos trabalhos, por isso um dia decide se juntar a uma oficina de teatro em uma prisão.
Encarregado de ajudar os encarcerados a atuar, o grupo parece estar relutante em continuar na oficina, mas quando Etienne fala que eles irão encenar a peça Esperando Godot, de Samuel Beckett, a turma começa a ficar mais motivada. Com isso, o ator decide preparar um grande espetáculo.
Filmar o mais próximo possível da realidade
A Noite do Triunfo é baseado em uma história real que aconteceu na Suécia com o diretor Jan Jönson. Quando Courcol descobriu sua história, ele imediatamente percebeu a dificuldade do projeto, como explica: “Tivemos que reinventar tudo porque o ambiente prisional sueco da década de 1980 era muito distante das prisões francesas de hoje”.
Assim, para chegar ao resultado final, o diretor realizou um longo período de observação por meio dos funcionários da prisão e pôde, ele mesmo, conduzir uma oficina de vídeo atrás dos muros da prisão Fleury-Mérogis, ao sul de Paris. Então, após a iniciação, era hora da realização. E Courcol escolheu filmar em uma penitenciária real: Meaux-Chauconin.
Foi um grande desafio, mas que ele enfrentou muito bem, como ele mesmo confessa: “Fomos muito bem recebidos pela administração e os funcionários foram muito cooperativos. Kad foi até aplaudido de pé pelos detentos”.
Ao tornar seu filme o mais próximo possível da realidade, o diretor conseguiu fazer um trabalho bem-sucedido. Além de receber uma indicação em Cannes, o filme também ganhou um prêmio no Festival de Cinema Francófono de Angoulême. Atualmente, A Noite do Triunfo pode ser assistido no Telecine.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!