A história do cinema ocidental estaria incompleta sem ele: Sam Peckinpah. O cineasta ganhou o apelido de “Bloody Sam” por suas entradas de gênero selvagens e violentas. E graças às suas imagens cativantes, ele trouxe histórias desesperadoras, cheias de desordeiros, assassinos e sobreviventes intransigentes, para um público amplo que antes teria evitado material tão difícil.
2025 marca o 100º aniversário do influente diretor - e a distribuidora de home cinema PLAION PICTURES está comemorando essa data de maneira adequada. Sob o título “Peckinpah's West”, uma caixa repleta de sete discos com os lendários faroestes brutais do cineasta será lançada em 13 de fevereiro de 2025.
O conjunto contém os faroestes de destaque Pistoleiros do Entardecer, A Morte Não Manda Recado e Pat Garrett & Billy the Kid em Blu-ray - bem como, Meu Ódio Será Sua Herança e, portanto, o icônico balé da morte.
Transmita hoje à noite no streaming: Um dos melhores e mais brutais faroestes de ação de todos os temposEmbora The Wild Bunch, no original, já tenha sido lançado em Blu-ray na Europa, os três títulos mencionados anteriormente estão comemorando suas estreias em HD como parte desta edição, com Pat Garrett & Billy the Kid já apresentado em diversas versões editadas.
A edição é finalizada com comentários em áudio e três discos bônus contendo diversos documentários de fundo, incluindo material totalmente produzido recentemente. A caixa também traz um livreto com texto do especialista em cinema, Stefan Jung. Para os fãs ocidentais, não haverá maior destaque do cinema em casa na em 2025 do que esta edição especial.
Sangrento, fatalista, devastador: Este é Meu Ódio Será Sua Herança
Meu Ódio Será Sua Herança causou polêmica após sua estreia nos Estados Unidos: neste emocionante faroeste violento, o diretor mais uma vez dança entre a retrospectiva melancólica e a desconstrução furiosa. No decorrer o clássico, porém, o cabo de guerra entre essas perspectivas torna-se tão radical que o filme foi mandado de volta à sala de edição após seu lançamento nos cinemas.
O longa não foi cortado apenas nos EUA, mas também em muitos outros países, sendo temporariamente proibido na Irlanda. Já na Alemanha não foi tão ruim, porém foi lançado de forma editada - em VHS faltou até por mais de um quarto de hora. Desde a era do DVD, Meu Ódio Será Sua Herança está disponível na versão do diretor e, portanto, em toda a plenitude de seu poder visual e emocional.
Entretanto, por mais famoso e influente que o clássico possa ser, Sam Peckinpah não deveria se limitar a esse excesso de violência tingido de tristeza: seus outros faroestes valem tanto a pena serem vistos quanto são memoráveis. Lançado em 1970, apenas um ano depois de Meu Ódio Será Sua Herança, A Morte Não Manda recado, por exemplo, reduz as cenas violentas (que ainda têm o estilo de Peckinpah) e se apresenta como uma comédia outsider tematicamente complexa.
Mel Gibson vai escrever e dirigir remake de Meu Ódio Será Sua HerançaMais três anos depois, Peckinpah enfrentou as autoridades de proteção infantil dos EUA e os chefes dos estúdios MGM. É por isso que o fatalista Pat Garrett & Billy the Kid, consumido pelo pessimismo, só esteve disponível numa versão grosseiramente distorcida durante cerca de uma década e meia. Existem agora várias reconstruções da visão original do diretor, que equipara bandidos a estrelas do rock (semelhante à forma como Gore Verbinski retrata os piratas como roqueiros em sua trilogia Piratas do Caribe) e trata do ódio a si mesmo e da busca por bodes expiatórios.
Pistoleiros do Entardecer, o filme mais antigo deste box, é mais fácil de digerir. No entanto, há muito do cineasta neste trabalho inicial, já que Peckinpah escreveu ele mesmo a maior parte do diálogo e, no longa, ele lida com o egoísmo desenfreado e a inexorabilidade do tempo.
Meu Ódio Será Sua Herança também está disponível no Max, dentre outros filmes bons para assistir.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!