Antes da Marvel Studios, também havia filmes de super-heróis, mas eles não tinham o tremendo sucesso e a legião de fãs do Capitão América e companhia. Homem de Ferro, o início do Universo Cinematográfico da Marvel, chegou aos cinemas em 2008 e um ano depois, em 2009, chegou Watchmen. Este último, dirigido por Zack Snyder e baseado na graphic novel homônima de Alan Moore, foi um fracasso. No entanto, um dos grandes diretores da atualidade o defende.
Christopher Nolan, produtor de O Homem de Aço (2013) - a primeira parte do Universo DC, dirigida por Snyder -, acredita que Watchmen é um filme à frente de seu tempo e que teria sido fascinante vê-lo depois de Vingadores. Porque, embora Homem de Ferro seja anterior, a ideia ou conceito de grupo de super-heróis aparece em Watchmen, que chegou aos cinemas antes dos Vingadores de 2012.
Como Nolan contou à THR:
Sempre acreditei que Watchmen estava à frente de seu tempo. A ideia de uma equipe de super-heróis, que subverte de forma tão brilhante, não existia nos filmes. Teria sido fascinante vê-lo estrear depois de Vingadores.
Snyder lançou Watchmen após dirigir 300, outra adaptação de quadrinhos. Com o filme sobre o exército de espartanos, o cineasta ganhou muita popularidade. O filme foi aprovado pela crítica e pelo público, arrecadando mais de 456 milhões de dólares em todo o mundo. Watchmen, no entanto, foi um fracasso.
O filme de super-heróis de Snyder confundiu um pouco os críticos. A imprensa especializada o aprovou, mas disse que "sua complexa estrutura narrativa poderia ser complicada para os espectadores que não estão familiarizados com o material original". Nas bilheterias, arrecadou apenas mais de 185 milhões de dólares em todo o mundo, com um orçamento de 130 milhões de dólares.
No entanto, Watchmen serviu para que Nolan se interessasse por Snyder. O filme foi lançado após as duas primeiras partes de seu Batman interpretado por Christian Bale: Batman Begins (2005) e O Cavaleiro das Trevas (2008). Após o final da saga em 2012 com O Cavaleiro das Trevas Ressurge, Nolan apostou em Snyder e produziu sua visão do Superman de Henry Cavill. Também participou em Batman Vs Superman - A Origem Da Justiça (2016) e Liga da Justiça (2017). Então, embora Watchmen não tenha funcionado, serviu para que Snyder, de alguma forma, desse o pontapé inicial no Universo DC.
Após Watchmen, Snyder acumulou fracassos: a adaptação de animação A Lenda dos Guardiões (2010) e a história original Sucker Punch (2011). Depois chegou a vez do Universo DC. Após a triste saída de Snyder, o cineasta encontrou na Netflix seu novo lar. Em 2021, lançou Army of the Dead: Invasão em Las Vegas, voltando às suas raízes de zumbis após Madrugada dos Mortos (2004), e, embora o resultado não tenha sido o esperado, também lançou duas partes de sua épica de ficção científica Rebel Moon.
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!