Quem diria a Gene Roddenberry, um grande fã de ficção científica, que o roteiro que ele escreveu para uma série acabaria se tornando uma das grandes franquias do gênero. Ele foi o criador de Star Trek - Jornada nas Estrelas - que, até hoje, conta com 13 filmes e outras tantas séries. Longe de decair, parece estar em melhor forma do que nunca.
Como prova, a boa recepção de suas últimas produções. A série Discovery estreou sua 5ª temporada com 80% de aprovação da crítica - apesar da nota ruim dos usuários, que acreditam que está perdendo seus valores essenciais - e Picard, protagonizada por Patrick Stewart, vai ainda mais longe com 97%. Também há Lower Decks, a animação que, como costuma acontecer neste gênero, tem o consenso da imprensa e do público.
Em resumo, hoje há mais produtos 'trekkies' do que nunca, mas não custa olhar para trás e avaliar os primeiros filmes. O lendário produtor Harve Bennett foi entrevistado pelo StarTrek.com em 2010 e revelou qual de seus filmes é o melhor. Ele não teve muitas dúvidas: A Ira de Khan.
Bennett não surpreendeu com sua resposta. Para muitos fãs, a sequência de Nicholas Meyer de 1982 é a favorita. A Ira de Khan apresenta um Kirk, um capitão franco mas imprudente, que raramente enfrenta as consequências de seus atos. O filme não só o mostra enfrentando um inimigo esquecido, mas também descobrindo que tinha um filho adulto que nunca conheceu. A representação do personagem de Khan, assim como a sequência de combate que culmina o filme, fazem com que os fãs tenham um carinho especial por ele.
Meu instinto me diz: 'Com certeza, IV é meu favorito', mas então tenho que parar e dizer que amo 'IV', mas 'II' sempre terá um lugar especial no meu coração pelas razões que discutimos e mais
"Leonard veio me ver depois de A Ira de Khan e depois de sua cena de morte e me disse: 'Isso é muito divertido'. E foi. Todos dissemos que era um cenário muito divertido. Ele disse: 'Estou disposto a fazer outro, mas gostaria de dirigir'. Eu disse a ele: 'Fantástico. Sei como deve ser o próximo, e você conseguiu'. Então, com Leonard como diretor, ficou evidente que o próximo capítulo do que acabou sendo uma trilogia seria trazer Spock de volta à vida", afirmou na entrevista.
Bennett também fala de Missão: Salvar a Terra, de Leonard Nimoy. Foi o quinto filme com maior bilheteria do ano de seu lançamento - 1986 - nos Estados Unidos, chegando a 133 milhões de dólares. De fato, foi o filme mais bem-sucedido da saga até a chegada da franquia de J.J. Abrams. Por essa razão, Bennett pensou nesse título, mas depois mudou de ideia e optou pelo pessoal.
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!