Alguns filmes de guerra retratam melhor o que acontece no campo de batalha do que outros. É o caso, por exemplo, de Os Bravos Morrem de Pé, descrito pelo especialista militar James D. Dever como um dos filmes de guerra mais realistas da história.
Uma missão peculiar
Lançado em 1959 e estrelado por Gregory Peck, Os Bravos Morrem de Pé é um filme agora um tanto esquecido que se passa durante a Guerra da Coréia e explora como um tenente deve retomar a colina Pork Chop, agora nas mãos dos chineses, para não perder prestígio diante de uma Conferência de Paz.
O filme também se destaca por ter Lewis Milestone na cadeira do diretor, que quase 30 anos antes havia lançado as bases do cinema de guerra com o extraordinário Sem Novidade no Front. Portanto, era inevitável que esta nova incursão nos filmes de guerra fosse um tanto ofuscada por esse precedente, mas para Dever isso é nada menos que uma injustiça.
Dever, que se tornou sargento-mor da Marinha e já trabalha como consultor em Hollywood há algum tempo - em filmes como O Último Samurai ou Sniper Americano -, acredita que Os Bravos Morrem de Pé tem alguns dos mais realistas cenários de guerra de todos os tempos. Na verdade, à Task and Purpose, ele afirmou o seguinte:
"A forma como Gregory Peck interpreta o comandante da companhia, a forma como ele fala com seus homens e como eles respondem é tão real. Novamente, nesse filme, você verá calças e camisas rasgadas; você pode sentir a sujeira e a fuligem."
Há uma cena em particular que fascina Dever especialmente, em que o personagem de Peck incumbe um soldado de segurar o flanco em uma situação impossível. Obviamente, o soldado reclama perguntando como ele espera que ele consiga algo assim, ao que Peck responde "faça primeiro e me diga como foi depois". Segundo Dever, são momentos como esse que fazem acreditar que os atores são na verdade oficiais e líderes do Exército.
Embora tenha tido críticas muito boas, Os Bravos Morrem de Pé mal conseguiu ser um modesto sucesso comercial, alcançando 3,69 milhões de dólares nos Estados Unidos - ficou em 14º lugar na lista dos títulos de maior bilheteria daquele ano no país.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!