O filme de terror e ficção científica A Cidade dos Amaldiçoados, do gênio John Carpenter, foi lançado em 1995. Seguindo o clássico original de mesmo nome que estreou em 1960, parecia que nada poderia dar errado nas bilheterias - mas não foi exatamente assim.
Vale a pena conferir!
John Carpenter viu o primeiro A Aldeia dos Amaldiçoados, um filme britânico em preto e branco, quando tinha 12 anos. O longa o marcou por uma série de razões, como ele confessou ao jornal Orange County Register em uma entrevista de 1995: "A ideia de uma cidade inteira apagando era realmente 'Uau!' Eu também tinha uma queda enorme por uma das garotas estranhas do filme. Ela foi minha primeira paixão de verdade.”
Carpenter então disse que depois de ser contratado pela Universal Pictures para dirigir o filme, ele soube imediatamente onde iria gravar: “Moro em Inverness, Califórnia, muito perto de Point Reyes, onde filmamos A Bruma Assassina em 1979. É o paraíso. É uma cidade pequena, mas oferece uma atmosfera brilhante.”
Este último ponto contribuiu muito para o sucesso do filme, que é maravilhosamente assustador. E embora a coisa toda fosse muito mais popular do que muitos de seus projetos independentes, Carpenter conseguiu incluir alguns momentos verdadeiramente perturbadores. Apesar dos ajustes no roteiro, como a mudança do cenário da Inglaterra para a América do Norte e a modernização dos personagens, os traços básicos ficaram agradavelmente próximos do original.
Não apenas visualmente, mas também em termos de atmosfera e enredo imaginativo, A Cidade dos Amaldiçoados é uma obra atraente que vale a pena ver. Um elenco de primeira classe também pode ser encontrado: primeiro há o personagem principal Christopher Reeve. Aqui vemos o eterno Superman em seu último filme antes do trágico acidente que o confinaria a uma cadeira de rodas pelo resto da vida. Há também Mark Hamill, Kirstie Alley, Linda Kozlowski e o ídolo dos anos 80 Michael Paré.
Em termos de efeito sobre o público, A Cidade dos Amaldiçoados não foi capaz de competir com as grandes obras de Carpenter, mas mesmo assim é muito divertido. Isso também acontece porque - apesar do ambiente sombrio e das ocasionais cenas violentas - há sempre uma certa leveza e uma alegria perceptível do cineasta no grotesco. Tenho certeza que muitos de vocês ficarão agradavelmente surpresos.
O filme está disponível para compra ou aluguel no Prime Video.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!