O espaço sempre fascinou a humanidade. Primeiramente na literatura, depois no cinema. Mas onde quer que esteja, ele oferece o terreno perfeito para propor experiências mentais e mistérios impossíveis: estamos sozinhos ou há outras criaturas lá fora? E, em caso afirmativo, o que isso significa para a humanidade? Estamos ameaçados em caso de contato? Os visitantes alienígenas são amigáveis como o adorável E.T. O Extraterrestre?
Robert Zemeckis dirigiu filmes cult como Forrest Gump e a saga De Volta para o Futuro, mas ele também deu sua contribuição para o gênero de ficção científica com Contato, de 1997. Embora seja um trabalho brilhante, é um dos filmes mais desconhecidos entre os fãs de suspense espacial.
Do que se trata o filme de ficção científica Contato?
A Dra. Eleanor Arroway trabalha com o programa SETI no Observatório de Arecibo, em Porto Rico. Ela é responsável por ficar de olho nas transmissões de rádio a fim de encontrar vida extraterrestre. No entanto, os responsáveis querem retirar o financiamento do programa, pois acreditam que é um desperdício de dinheiro.
Embora ela consiga financiamento de um milionário misterioso, passam-se muitos anos até que a doutora consiga algo interessante. Finalmente, depois de anos de vazio, Arroway encontrou um sinal que repete uma sequência de números primos de Vega, uma das estrelas mais importantes da galáxia.
O filme conta com um elenco de primeira linha, incluindo Jodie Foster e Matthew McConaughey – que, mais tarde, teria sua própria aventura espacial com o impressionante Interestelar, de Christopher Nolan.
Zemeckis foi a 3ª opção para um projeto que quase foi deixado no limbo
Contato teve vários problemas durante sua produção. A ideia original do filme surgiu em 1979, quando Carl Sagan e Ann Druyan começaram a trabalhar em um esboço de mais de 100 páginas. No entanto, o projeto entrou em um limbo de desenvolvimento, e a adaptação só foi iniciada em 1989, quatro anos depois que Sagan decidiu publicá-lo como um romance.
Durante esse período, vários diretores, como Roland Joffé e George Miller, estiveram envolvidos no projeto, mas acabaram desistindo, antes que Zemeckis entrasse a bordo e rodasse o filme entre setembro de 1996 e fevereiro de 1997. Apesar dos problemas de produção, recebeu críticas positivas e foi um sucesso moderado nas bilheterias.
Mas também, embora o filme tenha sido elogiado por sua história e efeitos visuais, alguns especialistas criticaram sua duração, que ultrapassou duas horas. Eles provavelmente ficariam com os cabelos arrepiados quando vissem produções de mais de três horas nos dias de hoje.
Uma história muito plausível que incomodou a Casa Branca
O principal valor do filme é que tudo o que acontece é verossímil e emocionante. Milhares de pessoas fazem uma peregrinação à estação de pesquisa, países competem, fanáticos explodem coisas... exatamente como aconteceria na vida real (ou assim pensamos). Como em Forrest Gump, Zemeckis usa a edição para fazer com que a história pareça verdadeira, e isso teve algumas consequências curiosas. A Casa Branca, por exemplo, chegou a reclamar dos discursos editados de Bill Clinton.
Contato está disponível para aluguel no YouTube, Amazon Prime Video e Apple TV+.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!