Em um ano tomado por sequências, uma adaptação musical tem feito bonito no alcance do público e na quase unanimidade da crítica especializada. Aguardada por uma base de fãs dedicada, Wicked apresenta a primeira parte da peça homônima em uma releitura para as telonas.
Dirigido por Jon M. Chu, o longa estrelado por Ariana Grande e Cynthia Erivo embarca no universo de O Mágico de Oz de maneira inusitada. Trata-se do prelúdio da famosa história de Dorothy, onde conhecemos a história não contada da Bruxa Boa e da Bruxa Má do Oeste. Na trama, Elphaba (Erivo) é uma jovem do Reino de Oz, mas incompreendida por causa de sua pele verde incomum e por ainda não ter descoberto seu verdadeiro poder.
Seu destino encontra Glinda (Grande), uma jovem popular e ambiciosa, nascida em berço de ouro, que só quer garantir seus privilégios e ainda não conhece sua verdadeira alma. As duas iniciam uma inesperada amizade; no entanto, suas diferenças, como o desejo de Glinda pela popularidade e poder, e a determinação de Elphaba em permanecer fiel a si mesma, entram no caminho, o que pode perpetuar no futuro de cada uma e em como as pessoas de Oz as enxergam.
“É o maior presente desse filme”: Ariana Grande fala de parceria com Cynthia Erivo em Wicked, sonho antigo e vinda ao Brasil (Entrevista Exclusiva)Dorothy, de O Mágico de Oz, aparece em The Wicked?
Wicked é um prelúdio de uma das maiores fantasias da cultura pop. Utilizando um universo estabelecido décadas atrás, o longa conta com uma breve participação de Dorothy, o Homem de Lata, o Espantalho e o Leão Covarde.
"O Mágico de Oz é potencialmente um sonho. É um mundo onde não há riscos reais. Sabendo que Elphaba e Glinda vivem em um mundo de riscos reais, tivemos que restabelecer com o público que isso era real", disse o diretor ao ser questionado sobre a inclusão desses personagens no longa pela Variety.
"Então colocamos todos na cena do crime, talvez a cena de crime mais famosa do cinema e da literatura, do icônico chapéu na poça. Vemos a paisagem completa de Oz. É um lugar vivo e pulsante com culturas reais, então imediatamente estabelecemos que este não é um mundo de sonho", acrescenta Jon.
Sobre a decisão de colocar o grupo no projeto, o realizador antecipa que não queria tirar o foco das protagonistas, mas estabelecer a presença dos personagens neste universo. Além disso, antecipou o retorno de todos: "Ver esses quatro personagens também ativa algo em sua mente; você conecta esses personagens com esse lugar. E nós revisitaremos esses personagens no filme dois", conclui o diretor.
Jon ainda destacou como Dorothy pode retornar, com uma atriz que ainda não teve sua identidade revelada até agora. “No show, Dorothy está por perto. Elas têm que se cruzar. Não direi se ela é uma personagem, necessariamente, no filme dois. Há uma parte de mim que quer que a Dorothy de todos seja a Dorothy que eles quiserem. E ainda assim, haverá interação e algum crossover. Vou deixar isso para a ‘Parte Dois'”, disse Chu.
Wicked - Parte Dois estreia em aproximadamente um ano, em 21 de novembro de 2025.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!