Após superar a bilheteria de uma produção milionária de super-heróis da Marvel, Ainda Estou Aqui retorna com um grande feito: o filme levou 1,057 milhões de espectadores aos cinemas com apenas 11 dias de exibição, ultrapassando o filme Nosso Lar 2: Os Mensageiros, baseado nos escritos de Chico Xavier, também de 2024, que conquistou um número semelhante de espectadores nos seus primeiros dez dias.
O marco prova, mais uma vez, por que o filme de Walter Salles, com Fernanda Torres e Selton Mello, é um dos favoritos para ser selecionado ao Oscar de 2025. Com uma trajetória de elogios por parte da crítica especializada e do público, o filme já conquistou pelo menos oito vitórias em festivais internacionais, incluindo Melhor Roteiro no Festival de Veneza, o Viff Audience Awards no Festival de Mill Valley e o título de Melhor Ficção Brasileira na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Fernanda Torres foi premiada como Melhor Atriz Internacional pela Critics Choice Association.
“Não são personagens, são pessoas”: Fernanda Torres e Selton Mello relembram emoção de Ainda Estou Aqui (Entrevista)Ainda de acordo com a Comscore Movies, que compila e divulga dados de bilheteria do mundo todo, a produção teve a segunda maior bilheteria no período entre 14 e 17 de novembro, arrecadando R$ 11,07 milhões no final de semana. Ainda Estou Aqui ficou atrás apenas de Gladiador 2, que registrou R$ 17,36 milhões.
De acordo com André Sala, vice-presidente sênior da América Latina e diretor-geral da Sony Pictures no Brasil, distribuidora do filme no país, a produção segue forte, confirmando o boca a boca positivo. Aproveitando o feriado na sexta-feira (15) e os ótimos resultados no sábado e domingo, o público do segundo final de semana foi 31% maior que no final de semana de abertura.
A grande repercussão do filme nas bilheterias também se refletiu nas redes sociais. Ainda Estou Aqui entrou na lista dos 250 filmes mais bem avaliados de todos os tempos na plataforma Letterboxd, ao lado de outros dois filmes brasileiros: Central do Brasil e Cidade de Deus.
O Letterboxd é uma rede social para cinéfilos, com avaliações e resenhas de mais de 10.000 filmes. O longa também ficou em quarto lugar entre os Top 10 semanais, com uma das melhores médias de avaliação da plataforma.
Qual é a trama de Ainda Estou Aqui ?
Ainda Estou Aqui é uma adaptação cinematográfica do livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva, que narra a emocionante trajetória de sua mãe, Eunice Paiva, durante a ditadura militar no Brasil. Ambientada em 1970, a história retrata como a vida de uma mulher comum, casada com um importante político, muda drasticamente após o desaparecimento de seu marido, capturado pelo regime militar.
Forçada a abandonar sua rotina de dona de casa, Eunice (Fernanda Torres e Fernanda Montenegro) se transforma em uma ativista dos direitos humanos, lutando pela verdade sobre o paradeiro de seu marido e enfrentando as consequências brutais da repressão.
O filme explora não apenas o drama pessoal de Eunice, mas também o impacto do regime militar na vida de milhares de famílias brasileiras, destacando o papel das mulheres na resistência.
Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!