Quando falamos dos melhores filmes de guerra da história, sempre pensamos em títulos como Apocalypse Now, Glória Feita de Sangue, Nada de Novo no Front e O Resgate do Soldado Ryan, mas a verdade é que existe um título que os críticos colocam acima de todos os outros - e que muitos sequer sabem que existe. Estou falando de Beau Travail, lançado por Claire Denis em 1999.
Baseado num livro de Herman Melville publicado em 1888, o filme nos leva ao Djibuti, na África Oriental, para acompanharmos a Legião Estrangeira da França. A história gira em torno da peculiar relação entre um sargento e um de seus soldados mais promissores - enquanto aprendemos paralelamente a rotina dos militares em tempos de paz.
O público o ignorou totalmente
Apresentado no Festival de Cinema de Veneza de 1999, a crítica logo se encantou por Beau Travail, mas a verdade é que o filme passou bastante despercebido pelo público. Felizmente, isso não impediu que o seu prestígio crescesse ao longo dos anos.
Por enquanto, o longa-metragem atingiu seu ápice, ocupando o 7º lugar na lista dos melhores filmes da história feitos pela Sight and Sound em 2022 - sendo o filme de guerra mais bem colocado de acordo com os votos dos 1.639 críticos que participaram. Talvez porque este não seja um filme de guerra no sentido mais convencional - o que certamente serviu, pelo menos em parte, para destacá-lo.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!