Os assinantes do Max assistiram tanto a este longa, que ele alcançou a lista dos filmes mais vistos da plataforma e ainda assim, quando foi lançado, A Bússola de Ouro não convenceu muita gente, ao decepcionar muitos fãs deste universo.
The Golden Compass, no original, acompanhamos Lyra (Dakota Blue Richards), de 12 anos, uma órfã que vive em um mundo paralelo ao nosso ao lado de Pantalaimon, seu “daemon”, capaz de assumir diversas formas animais. Mas quando o Magisterium começa a sequestrar crianças para realizar experimentos misteriosos e ataca seu amigo Roger (Ben Walker), Lyra sai em busca dele.
No streaming: O primeiro filme de uma saga de fantasia que sonhou alto, mas falhou miseravelmente e criou polêmica junto à Igreja“Incompreensível”
O filme é uma adaptação da popular série literária de Philip Pullman, mas comete vários erros. O projeto foi lançado para aproveitar a tendência de adaptações de livros para adolescentes, de Harry Potter à As Crônicas de Nárnia, mas A Bússola de Ouro erra completamente o objetivo. Muitos internautas o criticam por sua “inconsistência” e por sua história “incompreensível”.
Acima de tudo, o filme não respeita o enredo dos livros, um ultraje para o espectador Tales A.: “O filme não segue quase em nada a perfeição do Livro de Pullman. É só um rabisco do que é realmente a verdadeira história.”
Uma falha em todos os níveis
Por fim, avaliado em 3,8 de 5 estrelas pela comunidade do AdoroCinema, A Bússola de Ouro também foi um fracasso de bilheteria (372 milhões arrecadados com um orçamento de 180 sem marketing). Nem os fãs do livro, nem os novatos ficaram realmente satisfeitos com o produto final. Anos depois, o diretor Chris Weitz falou ao feedback negativo, dizendo:
“Foi uma experiência terrível porque pude filmar o que quisesse e depois a edição foi tirada de mim e todas as referências à religião ou ideias religiosas foram removidas. Não fez dele um filme positivo. A voz da personagem principal foi refeita, tudo contra a minha vontade."
A série His Dark Materials, inspirada na saga literária, também está disponível no Max, dentre outras séries novas para maratonar.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!