Para muitos fãs de cinema, junto com Blade Runner, A Morte Pede Carona é um dos grandes destaques da carreira de Rutger Hauer - além de um dos melhores filmes de serial killer de todos os tempos!
Um passeios de carro nada divertido
Em uma noite chuvosa, o bom-samaritano Jim Halsey (C. Thomas Howell) acaba aceitando dar carona a um estranho em uma rodovia. A boa ação, porém, se torna o início de uma verdadeira viagem de terror: o desconhecido é John Ryder (Hauer), um assassino em série procurado que planeja matar o homem que o ajudou. Felizmente, Jim consegue se livrar do psicopata - mas Ryder começa um sangrento jogo de gato e rato.
A Morte Pede Carona será lembrado, entre outras coisas, pela trilha sonora ameaçadora que provoca arrepios repetidamente. O personagem multifacetado de Leigh para os padrões do gênero também pode ter contribuído para o status cult do filme, assim como as imagens dinâmicas.
No entanto, está claro quem é a verdadeira estrela do show: Hauer, cujo carisma assustador por si só já é capaz de levantar a questão de Ryder ser “apenas” um serial killer ou uma força sobrenatural. E vale lembrar que o diretor Robert Harmon inicialmente queria Terence Stamp para o papel.
Infelizmente, a versão original não está disponível nas plataformas de streaming aqui no Brasil. Porém, o filme ganhou um remake pouco notado em 2007, com Sean Bean no papel do ameaçador psicopata. A nova versão está disponível no Prime Video.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!