Se começarmos a enumerar todos os momentos que nos fizeram chorar em Titanic em um momento ou outro desde sua estreia, pode surgir uma lista interminável e absurdamente grande. Mas há algumas cenas que sempre conseguem acertar em cheio. Uma é o momento da tábua (desde que a pessoa ao seu lado não traga de volta o debate sobre se Jack poderia caber). Outra é a mãe irlandesa deixando seus filhos dormirem, uma vez que ela entendeu que eles vão morrer, para que o façam sem medo ou dor. Mas há muito mais por trás dessa história.
A história de Tír na nÓg
Segundo conta Jenette Goldstein, James Cameron, que já havia trabalhado com ela em Aliens, O Resgate, aproximou-se com o roteiro e pediu que ela escolhesse qualquer personagem, exceto o da neta da Rose adulta, que já estava ocupado. Ela escolheu o papel da mãe irlandesa. Ela nem sequer tinha nome. Além disso, um de seus diálogos nem era um diálogo de verdade, e o roteiro se contentava com um "Ela conta uma história para eles dormirem". Na hora, ela perguntou ao diretor "Que história?", e os outros atores irlandeses no set a convenceram a contar a história de Tír na nÓg, uma lenda clássica do país.
Eles escreveram o que ela deveria dizer, ela contou como ninguém e ficou uma cena maravilhosa digna de recordação, que se encaixava perfeitamente com o tom do filme. No final, na história, os protagonistas viviam juntos por mais de 300 anos, na terra da juventude e da beleza eterna. Lindo, poético, ideal. Só houve um pequeno problema, que adiciona hilaridade a esse momento tão bonito.
E é que ao terminar, Reece Thompson, o ator que fazia o menino, aproximou-se dela perguntando "Quando vamos fazer a próxima cena?". Goldstein não sabia a qual ele se referia, e o menino respondeu "Aquela em que subimos nos botes salva-vidas e escapamos". A resposta da atriz foi um breve "Ehhhh, fale com sua mãe". E é assim que você traumatiza um pobre garoto durante as filmagens do filme mais famoso da história.
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!