Minha conta
    Em 1993, um mês antes de Jurassic Park, foi lançado outro filme de dinossauro que custou 75 vezes menos e ninguém sabe que ele existe
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Um filme de terror criado para competir com o clássico de Steven Spielberg, mas que não teve sucesso nos cinemas.

    O marco durou pouco, mas Jurassic Park - Parque dos Dinossauros, o filme que despertou a paixão pelos dinossauros e o tornou um fenômeno no início dos anos 90, foi a maior bilheteria de todos os tempos por alguns anos, até que Titanic lhe tirou a honra em 1997. Dirigido por Steven Spielberg, o inesquecível filme de aventura de ficção científica baseado na obra homônima de Michael Crichton, lançado em 1993, não apenas arrasou nas bilheterias, mas foi a origem de uma franquia impressionante.

    Uma saga de extremo sucesso que, 31 anos depois daquele primeiro filme, ainda está viva e bem, com um novo filme de Jurassic World em desenvolvimento atualmente.

    O filme que levou 30 anos para ser feito por causa de Jurassic Park e agora tem uma pontuação perfeita

    Menos conhecida, porém, é a história de que o sucesso do primeiro Jurassic Park ofuscou outro filme de dinossauro que também estreou em 1993, especificamente um mês antes.

    Um filme desconhecido chamado Carnossauro que poucos sabem que existe, mas estava originalmente programado para ser lançado no mesmo dia do lendário filme de Spielberg. Por fim, a equipe decidiu adiantar a estreia quatro semanas antes do seu concorrente com o objetivo de vencer, mas passou absolutamente despercebido nas bilheterias.

    Assim como Jurassic Park, Carnosaur segue um cientista, neste caso uma cientista, que consegue trazer os dinossauros de volta à vida. Assim como Jurassic Park, a história é vagamente baseada em um romance de ficção científica de mesmo nome (publicado muito antes trabalho de Crichton). De forma semelhante, as coisas fogem do controle e os enormes animais extintos acabam espalhando o terror entre os humanos.

    Jurassic Park - Parque dos Dinossauros
    Jurassic Park - Parque dos Dinossauros
    Data de lançamento 13 de junho de 1993 | 2h 02min
    Criador(es): Steven Spielberg
    Com Sam Neill, Laura Dern, Jeff Goldblum
    Imprensa
    5,0
    Usuários
    4,6
    Assista agora em Telecine

    Mas, apesar das semelhanças, também havia duas grandes diferenças entre eles: orçamento e sucesso. O primeiro Carnossauro – já que teve duas sequências –, de Adam Simon e Darren Moloney, custou 75 vezes menos que Jurassic Park, e também não causou muita impressão. Arrecadou US$ 1,7 milhão com um orçamento de US$ 850 mil, o que foi suficiente para a produção das duas sequências, em 1995 e 1996, respectivamente.

    Da mesma forma, também houve uma grande diferença de tom, sendo Carnossauro basicamente um filme de terror e não recomendado para menores de 18 anos.

    New Concorde

    Embora o romance Carnosaur seja seis anos anterior a Jurassic Park, a coincidência não foi tanta: "Em 1983, um colega jornalista de cinema, Alan Jones, retornou de uma visita a Hollywood com a notícia de que a próxima grande tendência de Hollywood seriam os filmes de dinossauros. Ele me disse que havia muitas fotos de dinossauros nas mesas", escreveu o autor John Brosnan, que publicou Carnosaur sob o pseudônimo de Harry Adam Knight (via The Week). "Então eu imediatamente criei um plano astuto e elaborei um plano para criar dinossauros geneticamente modificados em um zoológico particular de propriedade de um aristocrata perturbado nas profundezas de Cambridgeshire".

    O amigo de Brosnan estava errado sobre quando exatamente a mania dos dinossauros de Hollywood aconteceria, mas quando Jurassic Park foi lançado oito anos depois, os direitos do Carnosaur foram adquiridos pelo lendário Roger Corman, que produziu o filme como um ataque direto ao Jurassic Park de Spierlberg, segundo a publicação.

    *Conteúdo global AdoroCinema

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top