Alguns filmes são capaz de te deixar irritado. Outros o convidam a pular de alegria ou o fazem chorar incontrolavelmente. Era uma Vez na América provoca todas essas emoções. O último trabalho de Sergio Leone (Três Homens em Conflito), um épico de quase quatro horas sobre a máfia, é simplesmente transformador.
Era uma vez na América é um estrondo que você nunca esquecerá
O filme começa com um grupo de pequenos gângsteres judeus na década de 1920 em Nova York. Juntos, eles constroem um pequeno império entre a pobreza suja, a polícia brutal e a agitação ofegante das ruas. Até que uma de suas decisões leva a um banho de sangue.
Após uma longa pena na prisão, o líder do grupo Noodles (Robert De Niro) se reúne com seu antigo companheiro de armas, Max (James Woods), que estabeleceu um negócio lucrativo de roubos, prostituição e contrabando de álcool. Noodles se junta a ele e, por um tempo, parece não haver limites para a gangue. Então, a amizade deles é posta à prova, cujas consequências só se tornam aparentes décadas depois.
Era uma vez na América o arrasta como um vento feito de concreto: amizade, ganância, ódio e amor distorcido são enriquecidos por Leone em um ambiente único e, em seguida, jogados nos moinhos do tempo, dos quais não há como escapar. Uma história de máfia, um drama de amor cruel, o suspense misterioso de uma amizade – você encontrará tudo isso aqui!
Acima de tudo, o último filme de Leone, que morreu poucos anos após as filmagens, é um épico no sentido mais puro: mais do que seus personagens grandiosos, seus cenários opulentos, seus picos chocantes de violência e seu final único, ele faz a passagem de tempo perceptível. Um tempo que rouba a dignidade de todos os personagens, sejam bons ou maus, brutais ou gentis, vítimas ou perpetradores.
Era uma Vez na América está disponível no Disney+.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!