Há poucos filmes que, por mais que os anos passem e haja gerações muito distantes deles, conseguem ser um ponto de virada para começar a amar o cinema como meio artístico e de entretenimento. Uma grandeza épica que comove todas as idades e produz uma paixão à primeira vista da qual ninguém se recupera.
Sem dúvida, A Noviça Rebelde é um desses filmes. Um musical transbordante e alucinante com Julie Andrews e Christopher Plummer como protagonistas, dirigido por um artesão de Hollywood como Robert Wise.
Maria é uma jovem que sempre sonhou em ser freira e poder servir a Deus, mas, chegado o momento, percebe que a vida no convento não é o que ela esperava. Assim, a jovem abandona suas companheiras da abadia para servir como governanta dos filhos de um alto oficial do exército viúvo que se aposentou, o capitão Von Trapp.
Von Trapp é pai de sete crianças e as educa sob uma rígida disciplina, própria do exército no qual ocupou um posto muito importante por tantos anos. No entanto, as crianças, que sentem muita falta do calor de uma mãe, parecem não ser felizes. Maria será a encarregada de cuidar dos sete jovens e tentar fazê-los recuperar o sorriso. Os métodos dela não serão do agrado do capitão, mas a governanta lutará para ganhar o carinho da família, incluindo Von Trapp.
O filme é baseado nas memórias da própria Maria Von Trapp, que buscava promover o grupo musical familiar após a morte de seu marido. As memórias datam de 1947, e levou pelo menos uma década e meia para realizá-lo. Muitas tentativas se sucederam ao longo dos anos, incluindo uma que teria Audrey Hepburn como protagonista.
A Noviça Rebelde: um musical imperecível
Mas foi um mito do cinema musical e familiar como Andrews que conseguiu dar vida a Maria no filme, consolidando sua reputação através de um papel completamente icônico. Plummer não fica muito atrás em seu papel de patriarca, embora ele mesmo não tenha sido especialmente fã do filme, mas termina de arredondar o componente romântico que converteu este musical em um clássico imperecível.
Foi um verdadeiro fenômeno em sua estreia, quebrando vários recordes que pareciam imbatíveis. Ficou durante quatro anos e meio nas salas de cinema de maneira ininterrupta durante sua exibição inicial, já que não parava de levar pessoas aos cinemas e sendo o mais visto durante vários fins de semana, e conseguiu um recorde ainda imbatível. Com esse impulso superou ...E o Vento Levou como o filme de maior bilheteria da história, um recorde que depois inevitavelmente perdeu. Mas preserva algo ainda mais importante: a habilidade de conquistar o público de diferentes gerações.
Você pode assistir A Noviça Rebelde no serviço de streaming Disney+.
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!