O produtor J.J. Abrams iniciou a saga Cloverfield em 2008 com a ajuda do diretor Matt Reeves, revolucionando o gênero de ficção científica e terror. Após o sucesso de seu primeiro filme, Cloverfield - Monstro, a franquia se expandiu com longas que pareciam não ter relação direta com ele, mas que, ao tentar interpretá-los de forma mais aprofundada, formavam um quebra-cabeça que parecia se encaixar perfeitamente.
Um dos títulos que fazem parte desse quebra-cabeça é o claustrofóbico Rua Cloverfield, 10, que sempre esquecemos que existe, mas é simplesmente um dos melhores suspenses de terror de todos os tempos.
Lançado em 2016 e dirigido por Dan Trachtenberg, Rua Cloverfield, 10 se afasta do caos nova-iorquino de seu antecessor. O filme apresenta um suspense psicológico cuja trama se passa em um espaço fechado e se concentra em apenas três personagens. O que começa como uma história de sequestro logo evolui para algo muito mais sombrio, brincando com as paranoias do espectador e explorando temas de manipulação e controle.
A maravilhosa atuação de John Goodman como Howard, um homem perturbador e enigmático, leva a tensão ao limite enquanto o espectador se pergunta o que é real e o que não é neste mundo.
Qual é a história de Rua Cloverfield, 10?
Após uma briga com o noivo, Michelle (Mary Elizabeth Winstead) foge em seu carro, mas um acidente a deixa inconsciente em uma estrada deserta. Ao acordar, ela se encontra em um bunker subterrâneo, sequestrada por um homem chamado Howard (Goodman), que afirma tê-la salvado de um ataque químico que tornou o mundo exterior inabitável. Também no abrigo está Emmet (John Gallagher Jr.), que confirma a história de Howard, mas Michelle começa a suspeitar que nem tudo é o que parece.
Isolados do mundo exterior e cheios de incertezas, Michelle e Emmet ficam cada vez mais desconfiados de Howard enquanto tentam descobrir a verdade sobre o que está acontecendo fora do bunker. Embora o abrigo esteja totalmente equipado para a sobrevivência, a crescente tensão psicológica entre os três personagens torna-se uma luta pela sobrevivência, enquanto Michelle planeja uma fuga.
Atenção: spoilers!
O que diferencia Rua Cloverfield, 10 de outros filmes de terror é sua capacidade de manter um suspense constante enquanto introduz outros gêneros. O terror psicológico se confunde com a ficção científica em um filme em que é muito importante buscar pistas para entender o que realmente está acontecendo na tela.
Na maior parte das filmagens, nos encontramos em um ambiente fechado, presos em um bunker com sua protagonista, Michelle. Esse sequestro é resolvido de forma inesperada quando Michelle, após escapar do bunker, se depara com uma realidade ainda mais assustadora: uma invasão alienígena.
Rua Cloverfield, 10 pode ser alugado ou comprado no Prime Video e na Apple TV+.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!