Minha conta
    Steven Spielberg filmou essa sequência de guerra de forma tão realista que foi necessário criar uma linha de apoio para veteranos de guerra
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Quando o diretor lançou um de seus clássicos, isso gerou temores quanto à saúde mental daqueles que lutaram na guerra.

    Em 1998, Steven Spielberg lançou um de seus clássicos. O Resgate do Soldado Ryan, o filme de guerra ambientado durante a Segunda Guerra Mundial e estrelado por Tom Hanks, chegou às telas e, embora os projetos do cineasta sempre tenham sido recebidos com grande expectativa e entusiasmo, esse, em particular, provocou temores quanto à saúde mental dos veteranos de guerra.

    Para muitos espectadores, O Resgate do Soldado Ryan não era nada pessoal, mas a experiência para aqueles que estavam no campo de batalha foi muito diferente. Especialmente nos momentos em que Spielberg filmou com grande realismo e precisão, como o desembarque na Normandia, na praia de Omaha.

    O veterano de guerra e sobrevivente do Dia D, John Raaen, disse o seguinte à TIME depois de assistir ao filme:

    Todos ficaram atônitos. Eu também. Eu não ia falar com ninguém. Isso me trouxe tantas lembranças que minha mente estava repassando todas as coisas que aconteceram.

    Para todos os veteranos de guerra que assistiram ao filme e que podem sofrer de transtorno de estresse pós-traumático devido ao que foi mostrado na tela, o Departamento de Assuntos de Veteranos do governo dos EUA criou uma linha de ajuda.

    MAIS DE 170 LIGAÇÕES

    Paramount Pictures

    Deborah Richter, na época terapeuta do Centro de Veteranos de Portland, disse que os filmes de guerra geralmente provocam emoções intensas nos veteranos. “Acho que isso vai chocar muita gente. John Wayne fez muitos filmes examinando as experiências da Segunda Guerra Mundial, mas não tão explícitos quanto esse. É uma perspectiva muito diferente sobre a dor, o sofrimento e as mortes”, disse ele à AP. “É o gatilho definitivo para experiências pós-traumáticas.”

    Os temores se concretizaram? Sim. Menos de duas semanas após o lançamento do filme, eles receberam mais de 170 ligações.

    O filme O Resgate do Soldado Ryan arrecadou mais de 482 milhões de dólares em todo o mundo e recebeu 11 indicações ao Oscar. O filme ganhou cinco estatuetas: Melhor Fotografia, Melhor Som, Melhor Edição de Som, Melhor Edição e Melhor Diretor.

    O Resgate do Soldado Ryan
    O Resgate do Soldado Ryan
    Data de lançamento 11 de setembro de 1998 | 2h 43min
    Criador(es): Steven Spielberg
    Com Ryan Hurst, Tom Hanks, Tom Sizemore
    Usuários
    4,7
    Assista agora em Globoplay

    *Conteúdo Global do AdoroCinema

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top