Em 1977, um enigmático filme de ficção científica do diretor de Loucuras de Verão chegava aos cinemas. Antes que as luzes se apagassem, nenhum dos espectadores imaginava estar prestes a descobrir um dos maiores monumentos da história da sétima arte.
Aventuras emocionantes em um planeta deserto, lutas de espadas a laser e batalhas espaciais de tirar o fôlego aguardam o público - mas, por enquanto, é uma frase simples que marca o início de sua jornada no mundo de Star Wars: "Há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante…"
Então, quando o título do filme aparece contra o céu estrelado, ressoa um eco triunfante que de repente faz vibrar as poltronas do cinema. A primeira nota de um tema que marcará o mundo inteiro, e que todos ainda reconheceriam 47 anos depois. É ao som dessa música lendária - talvez a mais famosa da história do cinema - que começa o épico de George Lucas.
Pacientemente moldado pelo lendário compositor John Williams, o famoso tema deu-lhe, no entanto, muitos problemas: “Trabalhei de trás pra frente, porque essa peça é a última que escrevi em mais de uma hora e meia de música”, disse ele em 2023, em declarações à CNN.
“Não consegui encontrar um tema heráldico que permitisse à orquestra entregar todo o seu aspecto heroico em tão pouco tempo. E finalmente, no desespero, encontrei essa coisa com este tipo de saltos de fé [em direção ao desconhecido]. Parecia-me um som direto, potente, heroico, claro e sonoro para a orquestra."
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!