Lançado nos cinemas em 1976, Josey Wales, o Fora-da-Lei é o quinto filme de Clint Eastwood como diretor. Ambientado durante a Guerra Civil, o faroeste conta a trágica história de Josey Wales, um fazendeiro que vê sua esposa e filho serem assassinados por soldados do norte. Assim, de um dia para o outro, esse simples fazendeiro se torna um assassino implacável, pronto para fazer qualquer coisa por vingança.
Feito três anos depois do imbatível O Estranho sem Nome, é justo dizer que Josey Wales, o Fora-da-Lei infelizmente teve os holofotes roubados por este grande clássico do cinema, E, embora seja pouco conhecido pelo público, ele não deixa de ser uma obra-prima do gênero.
Além de suas incríveis tomadas contemplativas, a emocionante trilha sonora composta por Jerry Fielding (The Gauntlet, Alcatraz: Fuga Impossível) ganhou uma indicação ao Oscar em 1977.
Entre adaptação e reconstrução
Clint Eastwood deve sua história de busca pela redenção ao livro homônimo de Forrest Carter. O cineasta gostou tanto dessa obra que decidiu adaptá-la para as telas. Uma missão perigosa, mas que foi bem-sucedida. Por que o filme contém todos os ingredientes que definem o universo único de Eastwood: uma mistura brilhante de contemplação, sutileza e reflexão.
Mas, acima de tudo, de um ponto de vista histórico, o cineasta explora brilhantemente um aspecto da Guerra Civil Americana que raramente é abordado no cinema: a devastação causada por homens armados envolvidos em um senso de violência. Com Josey Wales, Eastwood oferece uma representação profunda, crua e realista do Oeste americano após o caos da guerra.
Josey Wales, o Fora-da-Lei pode ser alugado ou comprado no Prime Video, YouTube e Apple TV+.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!