Minha conta
    O filme de ficção científica que é um marco fundamental do gênero, segundo Christopher Nolan: "Eu o assisti centenas de vezes"
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    O diretor tem ótimas referências cinematográficas e este filme, embora incompreendido em seu tempo, é fundamental.

    Christopher Nolan é um dos diretores com melhor tato para o gênero de ficção científica. Ele tem tantos fãs quanto "haters", mas ninguém pode negar que ele tem propostas muito interessantes para o gênero e que fez seu nome à base de sucessos. Interestelar, A Origem ou a trilogia Batman são grandes filmes que colocaram o diretor como uma referência.

    Por isso, é sempre interessante dar uma olhada nas influências que ele tem em sua obra. Se você é fã do cinema de Nolan, provavelmente também gosta dos filmes que o ajudaram a moldar suas histórias. De todos eles, há vários que se destacam acima de outros e Blade Runner, o Caçador de Andróides é um deles.

    Nolan aponta Ridley Scott como um dos diretores que ele admira e vários de seus filmes foram fundamentais em sua formação cinematográfica. "Sempre fui um grande admirador de Ridley Scott, mesmo quando era criança. Alien e Blade Runner me impressionaram porque criavam mundos extraordinários que me mergulhavam completamente neles", afirma.

    Não é a primeira vez que ele menciona o inesquecível filme Blade Runner como um de seus favoritos. Em uma entrevista à Entertainment Weekly, o cineasta diz que é um ponto de referência:

    Acho que, sempre que se analisa a ficção científica nos filmes, há pontos de referência importantes. Metropolis. Blade Runner. 2001. Sempre que se fala em sair do planeta, 2001 é inevitável. Mas existe apenas um 2001. Então você não quer se aproximar demais dele

    Na verdade, ele tem uma crítica um pouco impopular. Blade Runner tem três versões: a que chegou aos cinemas, a montagem do diretor e a montagem final. A favorita de muitos fãs é a montagem final, aquela em que o envolvimento de Ridley Scott é maior. Mas para Nolan, a melhor é a que chegou aos cinemas, a mesma que Scott odeia. Em uma entrevista no podcast Happy Sad Confused, ele explicou que tinha visto o filme "centenas de vezes, literalmente" e chegado à conclusão de que era "a melhor versão".

    The Ladd Company / Shaw Brothers / Blade Runner Partnership

    Blade Runner foi incompreendido

    Parece muito estranho falar de Blade Runner atualmente como um filme de ficção científica subestimado, mas foi o caso. Poucos críticos após seu lançamento em 1982 elogiaram a proposta de Scott. A maioria criticou que se concentrava demais nos efeitos especiais e deixava o roteiro de lado.

    Por exemplo, Leonard Maltin da Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles disse que tinha "um roteiro confuso e personagens principais sem nenhum atrativo". Enquanto a crítica do The New York Times Janet Maslin o classificou diretamente como "desastre". Segundo ela, não há nada que seja explicado "de maneira coerente". Pat Berman, do The State e Columbia Record, disse que era "pornografia de ficção científica".

    Alguns se atreveram a dizer que Blade Runner resistiria muito bem à passagem do tempo. A revista Ares acertou em cheio: "Incompreendido tanto pelo público quanto pela crítica, é, de longe, o melhor filme de ficção científica do ano". O tempo, certamente, o colocou em seu devido lugar.

    Blade Runner, o Caçador de Andróides
    Blade Runner, o Caçador de Andróides
    Data de lançamento 26 de julho de 1982 | 1h 57min
    Criador(es): Ridley Scott
    Com Harrison Ford, Rutger Hauer, Sean Young
    Usuários
    4,3
    Assista agora em Max

    *Conteúdo Global do AdoroCinema

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top