Minha conta
    Houve quem o abandonasse pela metade, mas este filme merece cada segundo: uma história inspiradora com trilha sonora perfeita
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Filme está disponível em serviço de streaming.

    Ao longo da história do cinema muitos filmes fizeram com que, por motivos diversos, alguns espectadores decidissem abandonar a sala antes do final da exibição. No entanto, curiosamente, em muitos dos casos o motivo não tinha relação com a qualidade do longa. Na verdade, em muitas ocasiões, o abandono de salas de cinema está ligado a uma questão de... estômago.

    Exemplos disso poderiam ser o famoso filme A Travessia, que foi filmado em 3D com tanto realismo que impossibilitou a apreciação de pessoas com vertigens; Pulp Fiction, de Quentin Tarantino, ou Irreversível, de Gaspar Noé, pelas suas cenas de violência; e até mesmo A Bruxa de Blair ou Cloverfield, que devido ao seu status de imagens encontradas deixaram algumas pessoas tontas enquanto assistiam.

    Joaquin Phoenix também ameaçou abandonar as filmagens de Napoleão, a menos que Paul Thomas Anderson reescrevesse o roteiro

    Outro caso famoso, bem diferente dos anteriores, foi o de A Árvore da Vida, de Terrence Malick, cuja lentidão e a abstração de sua trama tornaram as saídas do cinema tão comuns que alguns cinemas chegaram a devolver o dinheiro aos espectadores.

    Porém, devemos dizer que muitos dos filmes que fizeram com que as pessoas abandonassem o cinema por um motivo ou outro merecem cada milésimo do seu tempo. Basta mencionar Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick, a obra-prima do terror O Exorcista, o próprio Pulp Fiction ou, mais recentemente, Titane, de Julia Ducournau, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes em 2021.

    Searchlight Pictures

    Um outro exemplo recente é, sem dúvida, o filme 127 Horas, dirigido por Danny Boyle e estrelado por James Franco. Um filme que tem pontuação praticamente perfeita no Rotten Tomatoes - 93% - e que se diferencia dos anteriores por não ser denso, nem extremamente violento, nem abordar nenhum tema polêmico. O problema que muitas pessoas tiveram com 127 Horas é uma única cena. Uma sequência, sim, que dura bastante e é absolutamente explícita apesar da crueza do que acontece nela.

    Se você já viu o filme de 2011, sabe que estamos nos referindo ao momento em que o protagonista, um alpinista preso em uma rocha, corta o próprio braço para escapar e sobreviver. É a história verídica de Aron Ralston (Franco), um aventureiro que explorava o Blue John Canyon, perto de Moab, Utah, quando um deslizamento de montanha esmagou seu braço contra a rocha, impedindo todos os seus movimentos. Depois de vários dias tentando se libertar e pensando que iria morrer, Ralston quebrou os ossos com uma pedra e depois cortou os músculos e a carne com uma faca.

    Para assistir no streaming: É uma obra-prima de faroeste, mas atores foram tão perturbados que abandonaram filmagens

    Essa façanha salvou sua vida, mas a cena foi filmada com tantos detalhes, realismo e closes por Boyle que teve gente que não aguentou. Na época foram publicados diversos relatos de pessoas que vomitaram, desmaiaram e tiveram convulsões durante a exibição, então, por melhor que seja o filme, a anedota marcou sua passagem pelos cinemas.

    Na verdade, o próprio Boyle confessou em declarações ao Deadline que temia que as pessoas abandonassem o cinema por causa da cena. “Meu medo era que as pessoas saíssem nesse momento. É uma homenagem a James que, mesmo não sendo uma cena fácil de assistir, você vê pessoas fazendo um esforço para ficar.” Ele acrescentou: “Você está em uma jornada e as coisas que acontecem são difíceis. É importante que as pessoas saibam que passaram por algo e que isso traz uma recompensa”.

    Atualmente, 127 Horas pode ser visto no catálogo do Disney+.

    127 Horas
    127 Horas
    Data de lançamento 18 de fevereiro de 2011 | 1h 34min
    Criador(es): Danny Boyle
    Com James Franco, Amber Tamblyn, Kate Mara
    Usuários
    4,1
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora em Disney +

    *Conteúdo Global AdoroCinema

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top