Se você ama o Cavaleiro das Trevas e cresceu assistindo aos filmes do Batman de Tim Burton, precisa conferir uma história inacreditável (e comovente) sobre Batman - O Retorno!
Nas primeiras versões do roteiro, Robin deveria ajudar Batman em sua luta contra o crime. Na verdade, o personagem apareceria como um mecânico vestindo um macacão desgastado com um “R” desbotado no peito.
Em setembro de 1991, a escrita do roteiro estava progredindo, com as filmagens prestes a começarem - Tim Burton deveria, portanto, encontrar o intérprete de Robin o mais rápido possível. E ele se voltou para uma jovem estrela em ascensão de 19 anos: Marlon Wayans.
Cenários foram montados, figurinos foram desenhados e até uma estatueta do Robin foi feita para merchandising. Tudo pensado para que o famoso companheiro do Batman aparecesse - mas isso não aconteceu.
Um personagem sacrificado
Conforme a história ia sendo ajustada, Burton e os roteiristas perceberam que a trama - que já contava com as personalidades fortes do Pinguim, da Mulher-Gato e de Max Shreck - estava se tornando muito densa e confusa com Robin, com pouco espaço para desenvolver Bruce Wayne (Michael Keaton).
Uma decisão radical é tomada: Robin é simplesmente descartado. Só que Wayans já tinha assinado um contrato para dois filmes e recebeu 100 mil dólares (de acordo com o CinemaBlend).
"Ele mudou tudo": Para Michael Keaton, os universos cinematográficos da Marvel e DC só existem por causa de Tim Burton"Na verdade, eu deveria interpretar Robin em Batman - O Retorno há cerca de 15 anos. Mas havia muitos personagens. Fui escalado, pago e tudo mais. Ainda recebo cheques [de royalties] de vez em quando", revelou o ator no programa de Lewis Howes.
“Com Billy Dee Williams [que interpretou Harvey Dent no primeiro Batman de Burton], eu poderia ter sido o primeiro ator negro em uma dessas grandes produções. No fim das contas recebi um telefonema de Tim Burton e Denise Di Novi [a produtora], me dizendo que não faria o filme. Você percebe como poderia ter sido minha carreira?”, desabafou Marlon.
“Isso não aconteceu e fiquei muito magoado. Porém, rapidamente voltei e disse a mim mesmo que poderia fazer as coisas com minhas próprias mãos, já havia criado minha própria série [Dupla do Barulho], e fazer Robin sem dúvida teria levado minha carreira para outros caminhos. Mas nunca saberemos."
Mais tarde, o roteirista Daniel Waters até fez uma confissão bastante significativa sobre o personagem. “Tim Burton e eu odiamos Robin. Ele é o personagem mais inútil do mundo, especialmente considerando que Tim concebeu Batman como o solitário dos solitários.”
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!