O filme de ação e aventura viking O Homem do Norte custou impressionantes 100 milhões de dólares. O diretor Robert Eggers já havia mostrado em seus trabalhos anteriores, A Bruxa e O Farol, que tem talento para uma atmosfera densa. Nessa viagem de vingança não foi diferente, mas há também uma boa dose de ação.
Apesar das boas críticas, o filme foi um fracasso nas bilheterias, mas vale a pena assistir.
Qual é a história de O Homem do Norte?
Baseado na lenda nórdica que inspirou Hamlet, de Shakespeare, O Homem do Norte é uma história sobre amor, vingança e magia. O príncipe Amleth (Alexander Skarsgård) está prestes atingir maioridade e ocupar o trono de seu pai, o rei viking Horvendill (Ethan Hawke), que acaba sendo brutalmente assassinado.
Ele descobre que seu tio Fjölnir (Claes Bang) é o culpado e também sequestrou a mãe de Amleth, a rainha Gudrún (Nicole Kidman), e fez dela sua esposa. O garoto então jura que um dia voltará para salvar sua mãe, matar o tio e vingar o pai.
Vinte anos depois, já adulto, Amleth vive de saquear aldeias eslavas e conhece a vidente Olga (Anya Taylor-Joy). Ela, por sua vez, o lembra que chegou a hora de cumprir a promessa que fez há muito tempo. O ex-príncipe então parte para uma odisseia em busca de Fjölnir.
Ação encontra a arte: O Homem do Norte convenceu os críticos
Apesar da ação sangrenta, Eggers permanece fiel às suas raízes artísticas e usa cenas surreais e interlúdios bizarros que provavelmente não alcançaram o grande público. Com receitas de quase 70 milhões de dólares, o generoso orçamento ficou longe de ser cumprido.
Porém, o resultado de bilheteria nada diz sobre a qualidade do filme. A média dos críticos no Rotten Tomatoes é de excelentes 90% de aprovação, por exemplo. A crítica oficial do AdoroCinema deu 4,5 estrelas (de 5 possíveis) ao filme, destacando que “imerso em uma cultura nórdica recriada com perfeição em aspectos visuais e costumes, Eggers aproveita para estabelecer uma espécie de estudo sobre a humanidade, especialmente o seu ciclo de perpetuação da violência”.
O conhecido perfeccionismo do diretor também entra em cena aqui e entrega um ótimo filme que você não deve perder. O Homem do Norte está disponível no Prime Video.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!