Há 32 anos, a Disney conseguiu algo que ninguém havia feito antes: um de seus filmes foi indicado ao Oscar de Melhor Filme.
Um pouco de contexto. Em 1992, não havia categoria de Melhor Filme de Animação no Oscar e o primeiro longa-metragem de animação a ser indicado a Melhor Filme foi um dos grandes clássicos da Disney: A Bela e a Fera.
A Bela e a Fera, que arrecadou mais de 424 milhões de dólares no mundo todo, é uma adaptação do conto de fadas da autora Jeanne-Marie Leprince de Beaumont. A história segue Bela, uma jovem que vive em uma pequena vila francesa, mas tem ambição e desejo de explorar o mundo. Sua vida muda quando ela concorda em tomar o lugar de seu pai após ele ser sequestrado por uma fera em um castelo isolado.
Poucas animações foram indicadas a Melhor Filme
Até o momento, apenas três filmes de animação alcançaram o mesmo feito de A Bela e a Fera. Up: Altas Aventuras conseguiu em 2010, Toy Story 3 em 2011 e Viva - A Vida é Uma Festa em 2018.
A Bela e a Fera recebeu uma indicação, mas não ganhou a estatueta. Em vez disso, o vencedor daquela edição foi O Silêncio dos Inocentes, o suspense estrelado por Jodie Foster e Anthony Hopkins.
O filme faz parte da era de ouro da Disney. Após um período de crise, o estúdio se recuperou no final dos anos 1980 com A Pequena Sereia (1989), que foi um sucesso comercial e de crítica. A Bela e a Fera foi indicado a 5 Oscars e ganhou 2: Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Canção Original.
Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!