Mergulhar na filmografia de um titã como Stanley Kubrick é uma das melhores coisas que se pode fazer nesta vida. Apesar de ser composta por "apenas" doze longas-metragens, as experiências que ele nos proporcionou em seus 45 anos de carreira se destacam por sua impossível variedade, por seus enormes valores cinematográficos... e pela enorme dificuldade de escolher apenas uma delas e reivindicá-la sobre as demais.
Responder à pergunta "qual é o seu filme favorito de Kubrick?" é quase impossível. Nascido para Matar, 2001 - Uma Odisséia no Espaço e O Iluminado costumam ser a resposta da maioria dos cinéfilos. No entanto, um de seus primeiros trabalhos quase nunca é mencionado e merece destaque.
Em 1956, Stanley lançou seu segundo e um de seus melhores filmes: O Grande Golpe. Uma aula magistral formal e narrativa na qual o mestre adaptou o romance de Lionel White Clean Break, moldando uma história que se estende por 80 minutos que te prendem desde os primeiros momentos e te mantêm em suspense até que os créditos finais rolem na tela.
Isso, em grande parte, é possível graças ao que provavelmente seja o maior atrativo do filme: uma montagem assinada por Betty Steinberg que extrai ouro da estrutura não linear e do jogo com os pontos de vista, apoiada por um uso inteligente e magnético da voz em off e por uma esplêndida fotografia em preto e branco de Lucien Ballard, que mais tarde capturaria o impressionante Meu Ódio Será Sua Herança de Sam Peckinpah.
O Grande Golpe é film noir canônico em sua máxima expressão. Um exercício digno de estudo com um elenco impecável liderado por Sterling Hayden que estabeleceu as bases de um cinema sobre golpes impossíveis que nunca mais foi o mesmo e que vocês encontram disponível para aluguel ou compra digital no catálogo do Amazon Prime Video. Eu não perderia a oportunidade de revê-lo (ou descobri-lo pela primeira vez) sob nenhuma circunstância.
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!