O glamour do cinema é um dos fatores que o tornam tão fascinante, mas muitos se esquecem que ao fim do dia, para todos os envolvidos, trabalhar em filmes e séries representa também apenas mais um trabalho.
Essa rotina, que engloba produtores, câmeras, cineastas, roteiristas, atores e muitos outros profissionais também pode representar um fardo mental a todos os envolvidos. Assim como Lady Gaga precisou de apoio psicológico durante as gravações de Casa Gucci, há um filme que amargou entre o público e a crítica em que esse tipo de auxílio também foi necessário.
"Nenhum ator deveria se esforçar a este ponto": Lady Gaga precisou de ajuda psiquiátrica para superar consequências de seu último papelCom muito burburinho antes, durante e depois do lançamento, Esquadrão Suicida é considerado por muitos uma das peças cinematográficas mais tristes da década passada. Com um elenco estelar, incluindo Margot Robbie e Will Smith, o projeto ainda teve diversas polêmicas envolvendo as ações de Jared Leto como Coringa durante as filmagens.
Apesar de todos esses fatores, a direção de David Ayer foi a responsável pela presença de um terapeuta no set por um longo período para preservar a saúde mental de todos os envolvidos. "[O importante para] David Ayer é o realismo", disse Adam Beach, que interpreta Amarra, ao E! Online. "Então, se seu personagem é atormentado, ele quer que você se atormente. Ele quer a coisa real."
No lugar de um terapeuta convencional, um "coach de vida", como descreve o ator, foi designado para apoiar o elenco caso alguém "[caísse] do vagão e realmente [se tornasse] vilão". De acordo com o ator, ao fim, a ideia do cineasta era que ninguém absorvesse o tom sombrio do filme no fim do dia. Para o intérprete do anti-herói, havia um medo de que este trabalho sombrio fizesse com que os atores levassem marcas do projeto. A ideia era evitar que "terminassem o filme, desaparecessem e não aparecessem para trabalhar."
Ainda que Esquadrão Suicida tenha conquistado um sucesso comercial de 749,2 milhões dólares na bilheteria, a partir de um orçamento de 175 milhões de dólares, o projeto teve apenas 26% de aprovação da crítica especializada no Rotten Tomatoes e 58% da audiência.
Foi um dos maiores fracassos da Marvel e levou seu protagonista para terapia: "Eu ainda falo com meu psicólogo sobre isso"No consenso do agregador é dito que a adaptação da DC até tem um bom elenco e um humor que foge das outras produções do estúdio, mas esses fatores "não são suficientes para salvar o resultado final decepcionante de um enredo confuso, personagens mal escritos e direção irregular."
Atualmente, o longa pode ser visto no catálogo da Max, assim como o aclamado sucessor, que tem quase o mesmo nome, mas é dirigido por James Gunn.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!