Minha conta
    A cena que sempre nos faz chorar em Titanic foi ainda mais triste na vida real: James Cameron chegou a filmá-la, mas foi deletada por falta de tempo
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Preparem os lenços, porque vocês vão ter vontade de chorar.

    Em 1958, Roy Ward Baker lançou Somente Deus por Testemunha, um docudrama que retratava o naufrágio do navio que não podia afundar. Na época, de fato, foi o filme mais caro já feito no Reino Unido e jamais recuperou o que foi gasto nas bilheterias. Mas para James Cameron foi uma grande inspiração: na verdade, ele pegou frases diretamente do filme (como quando o capitão Smith diz que o naufrágio é "uma certeza matemática") e fez várias homenagens visuais. Pode ser que Baker nunca tenha recuperado seu orçamento, mas pelo menos teve essa homenagem que chegou a ver em vida. Já é alguma coisa.

    Uma das coisas que Cameron tinha mais claras antes de começar a fazer Titanic era que todos tinham importância no filme. Então ele conversou com todos os personagens e figurantes, e deu a eles uma história, geralmente real, de alguém que esteve a bordo do navio. E, claro, entre elas há vidas absolutamente incríveis, como a daqueles idosos que aparecem de mãos dadas em uma cabine enquanto o navio se enche de água. Sim, eles existiram de verdade.

    Paramount Pictures / 20th Century Studios

    Eram, de fato, Isidor e Ida Strauss, um casal bem ajustado que tinham 67 e 63 anos no momento do naufrágio. Quando ambos chegaram ao convés, foi-lhes permitido subir em um bote salva-vidas, mas Isidor se recusou a fazê-lo: "Não. Até que eu veja que todas as mulheres e crianças deste navio estão salvas, não entrarei em um bote". Então Ida saiu do mesmo, respondendo "Não me separarei do meu marido. Como vivemos, assim morreremos, juntos". E assim foi, embora não tenham morrido na cama de mãos dadas: uma onda os levou logo depois que Ida deu seu casaco à sua empregada, Bird.

    James Cameron chegou a filmar a cena em que ambos decidem ficar no navio, embora tenha mudado um pouco o diálogo: "Onde você for, eu irei, Isidor", diz Ida, interpretada por Elsa Raven. Finalmente, ele decidiu retirar a cena da montagem final, mas não a do abraço final entre ambos que não puderam ter na vida real. Como deixar uma história dessas fora do filme?

    Titanic
    Titanic
    Data de lançamento 16 de janeiro de 1998 | 3h 14min
    Criador(es): James Cameron
    Com Leonardo DiCaprio, Kate Winslet, Billy Zane
    Imprensa
    4,1
    Usuários
    4,6
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora em Disney +

    *Conteúdo Global do AdoroCinema

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top