Antes de se tornar um dos heróis mais emblemáticos da Marvel graças ao Doutor Estranho, Benedict Cumberbatch já havia experimentado em papéis de vilão. Revelado pelo sucesso da série Sherlock, o ator inglês recebeu propostas dos estúdios de Hollywood para interpretar antagonistas, como o implacável major Stewart em Cavalo de Guerra.
Foi após as filmagens deste filme de guerra que Steven Spielberg recomendou ao seu amigo J.J. Abrams que contratasse Benedict Cumberbatch como o vilão de seu filme Além da Escuridão - Star Trek.
Na pele de um vilão emblemático da saga
Este longa-metragem lançado em 2013 é a sequência direta do semi-reboot realizado três anos antes por J.J. Abrams, que viu Chris Pine e Zachary Quinto herdarem os papéis dos icônicos Capitão Kirk e Spock.
O papel confiado a Benedict Cumberbatch foi mantido em segredo por muito tempo. Aliás, o roteiro que lhe foi enviado antes das filmagens foi algemado ao seu pulso para evitar qualquer vazamento. Pois por trás daquele que se apresentava como um certo John Harrison, na verdade se escondia um dos maiores vilões da saga: Khan Noonien Singh.
Aparecendo na série original com as feições do lendário Ricardo Montalbán, Khan fez seu grande retorno no filme Star Trek II: A Ira de Khan, geralmente considerado o episódio da saga mais apreciado pelos fãs de Star Trek. Humano geneticamente modificado, ele combina uma inteligência extraordinária com habilidades físicas extraordinárias.
Um Khan diferente, mas ainda temível
No entanto, é um Khan com uma aparência totalmente diferente que vemos em Além da Escuridão. A versão musculosa dá lugar aqui a um personagem menos impressionante fisicamente, mas igualmente perigoso. A performance contida de Benedict Cumberbatch também se distingue da atuação exagerada de Ricardo Montalbán.
Entre as cenas mais memoráveis, há um monólogo comovente que revisita as origens de Khan, mas também uma cena de ação brutal na qual ele quebra sem piedade o tornozelo da doutora Carol Marcus (Alice Eve). O clímax do filme também mostra Khan e Spock travando uma luta corpo a corpo.
Suficientemente diferente para evitar comparações com seu predecessor, a performance do ator inglês recebeu elogios da maioria dos fãs da saga. O filme foi um sucesso, arrecadando cerca de 230 milhões de dólares nas bilheterias (o segundo melhor total da franquia); é também o Star Trek preferido dos usuários do AdoroCinema (nota média de 4,5 de 5).
Além da Escuridão - Star Trek está disponível para streaming no Paramount+.
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!