Com o estrondoso lançamento de Alien: Romulus, a franquia idealizada por Ridley Scott retornou aos holofotes em um turbilhão. Enquanto fãs estavam ansiosos para ver o novo projeto da saga, aqueles que tiveram poucas experiências com os filmes puderam adentrar neste universo pelo streaming antes de ir aos cinemas.
Quem também voltou a falar sobre Alien foi Sigourney Weaver, o rosto da propriedade intelectual além do Xenomorfo. Em entrevista ao Deadline, a intérprete de Ripley falou sobre o controverso Alien 3 e como um jovem David Fincher não teve a oportunidade de expressar a totalidade de sua visão enquanto dirigia o longa.
Antes de Alien Romulus, Ridley Scott não conseguia terminar sua trilogia da saga de ficção científica: Os fãs esperavam há 7 anosCom as decisões do estúdio, muitas coisas foram alteradas, como um trecho em que Ripley entraria em coma e um enredo com monges de um monastério do planeta Fiorina 161. “Eu podia sentir que David tinha que pegar o telefone e lutar todos os dias para que gravássemos o que ele queria no dia seguinte. E lamento que ele não tenha tido a chance de fazer o roteiro dele antes de começarmos”, disse Weaver. “Isso torna a produção cinematográfica muito difícil.”
“Senti profundamente a falta de apoio do estúdio”, continuou a atriz. “Aquele foi um momento de transição quando os estúdios pararam de pensar em 'vamos fazer grandes filmes' e começaram a pensar em ' não vamos perder dinheiro '. Eles tiveram a ótima ideia de colocar David Fincher a bordo para seu primeiro filme, mas não apoiar o cara foi muito idiota.”
Depois de todos os acontecimentos, o cineasta responsável por Zodíaco, Seven e Garota Exemplar deixou o filme para trás. “Ouvi recentemente que David renegou o projeto e sinto muito por isso porque adorei trabalhar com ele, e acho que fizemos um bom filme”, disse ela. “Estou feliz que ele teve a chance de fazer sua versão. Foi um ótimo conjunto.”
Em 2009, ao The Guardian, o diretor já demonstrava seu descontentamento ao afirmar que “muitas pessoas odiaram Alien 3, mas ninguém o odiou mais do que eu”. Ele ainda acrescentou: Foi um batismo de fogo. Eu era muito ingênuo . Por vários anos, eu estive perto do tipo de pessoa que financiava filmes e do tipo de pessoa que está lá para fazer os acordos para filmes. "
Uma cena em Alien: Romulus é tão nojenta que nem os atores conseguiram assistir"Eu sempre tive essa ideia ingênua de que todo mundo quer fazer filmes tão bons quanto possível, o que é estúpido. Então eu aprendi neste filme que ninguém realmente sabe, então ninguém precisa se importar, então sempre será sua culpa”, concluiu.
Todos os filmes da franquia, incluindo Alien 3, estão disponíveis no catálogo do Disney+. Em breve, Alien: Romulus deve se encaminhar ao streaming, mas por enquanto segue em cartaz nos cinemas.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!