Talvez você não tenha percebido, mas Watchmen - dirigido por Zack Snyder em 2009 e adaptado da obra de Alan Moore - contém uma referência inteligente ao Batman. Ou melhor, aos seus pais. Um momento sutil e perspicaz que ajuda a explicar por que Bruce Wayne não aparece no longa-metragem de Snyder.
A referência em questão acontece aos 5 minutos e 48 segundos - logo após a queda fatal de Edward Blake (também conhecido como o Comediante) na primeira cena dos créditos introdutórios. Pontuado pela voz lânguida de Bob Dylan, em câmera lenta, o início do filme nos mostra o primeiro Coruja desferindo um soco formidável em um inimigo armado com um revólver, na saída da ópera.
Os pais do Batman estão vivos!
Dê uma boa olhada nos dois personagens à esquerda da tela: de acordo com muitos fãs, eles são Thomas e Martha Wayne, pais de Bruce (futuro Batman). Dado que, nesse universo, eles escaparam do assassinato graças ao Coruja, seu filho não experimentará o trauma que o levaria a se tornar um vigilante, e o Cavaleiro das Trevas, portanto, não existe aqui.
Paradoxalmente, e como que para confundir os espectadores mais atentos, podemos ver na mesma cena (mas do outro lado do quadro) uma série de cartazes dedicados ao Batman colados na parede do beco.
Para conferir o momento, basta acessar o catálogo do Prime Video - onde Watchmen está disponível para compra ou aluguel.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!