Além de não ter sido a melhor das obras de David Fincher, Alien 3 também não trouxe sorte a outro cineasta: Renny Harlin. Numa fascinante entrevista concedida ao SlashFilm, o diretor falou com muita franqueza sobre os altos e baixos de sua filmografia - incluindo o projeto abortado de Alien 3 que ele deveria ter dirigido.
“Alienígenas na Terra foram a evolução natural para mim”
Harlin havia planejado desenrolar o enredo de seu filme na Terra, mas a ideia foi rejeitada pelos especialistas da Fox. Ironicamente, essa mesma ideia acabou ressurgindo, já que será a premissa inicial da série de Alien prevista para o próximo ano, chamada Alien: Earth.
"Sempre pensei que era uma boa ideia. E eu estava trabalhando em Alien 3 em 1989, isso foi antes de Jurassic Park e todos aqueles filmes. Então a ideia de ter essas criaturas na Terra, para o estúdio, parecia assustadora e inatingível. Para mim, foi uma evolução natural."
"Tínhamos o alienígena com os pilotos da nave no espaço, tínhamos os alienígenas com os fuzileiros navais no espaço, e para onde iríamos a seguir? Vamos trazer os alienígenas para a Terra e fazê-los atravessar o milharal."
"Já tinha em mente o cartaz com a fazenda e o milharal ao luar, e eles atravessam o milharal. E até hoje acho que teria sido um filme de sucesso porque seria a primeira vez que algo assim seria feito. Mas, por alguma razão, o estúdio pensou: 'Ah, o público não vai aceitar isso. Então, vamos colocar os alienígenas em uma nave-prisão'."
"Trabalhei durante um ano nessa versão de Alien 3, e parei educadamente, respeitosamente, porque não suportava a ideia, depois de Ridley Scott e Jim Cameron, de propor um filme que simplesmente não estaria à altura do que o público espera."
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!