Já se passaram 30 anos desde que O Profissional foi lançado, um longa-metragem protagonizado por uma jovem Natalie Portman. A trama foi assinada pelo diretor Luc Besson (O Quinto Elemento), ficando marcada como um dos melhores - e mais polêmicos - filmes de ação da década de 1990.
Nele, acompanhamos Leon, um assassino de aluguel um tanto peculiar que atua na cidade de Nova York. Um dia, a família vizinha é morta por policiais corruptos envolvidos com drogas, sobrevivendo apenas a pequena Mathilda, de 12 anos.
A jovem então passa a nutrir um desejo de vingança, sendo “adotada” por Leon. Enquanto ela cuida da casa e ensina o assassino a ler e escrever, ele a instrui o básico sobre como manejar uma arma, visto que ela continua a ser perseguida pela polícia.
"Não, eu tenho 18 anos": O dia em que Natalie Portman teve uma conversa improvável com o Príncipe Charles sobre Star WarsUM FILME POLÊMICO
Como dito anteriormente, O Profissional é mergulhado em grande polêmica, visto que Portman tinha apenas 11 anos de idade quando se colocou no lugar de Mathilda. Durante o filme, há uma subtrama onde a personagem se apaixona por Leon, embora o romance de fato nunca se concretize.
Leon é portado como um assassino de aluguel com algumas dificuldades emocionais, funcionando como um homem que não vê sentido na vida. O personagem é interpretado pelo ator Jean Reno, e no filme fica claro que o interesse romântico não é mútuo.
Segundo notícias, os pais de Portman chegaram a intervir no roteiro, retirando algumas cenas que consideraram fortes demais para a jovem na época. Após o lançamento, o longa recebeu críticas positivas, mas sofreu com uma alegada sexualização da atriz.
Em 2018, Portman contou durante uma entrevista para a Time que a primeira carta que recebeu de um fã foi uma fantasia descrita de estupro. Um programa de rádio também realizou uma contagem regressiva para seu aniversário de 18 anos, o que levou a atriz a tomar algumas medidas.
A partir deste episódio, ela começou a rejeitar papéis que pudessem a colocar novamente neste tipo de situação, desenvolvendo uma reputação “pudica, conservadora, nerd e séria”. Segundo ela, tudo foi uma tentativa de sentir que “seu corpo estava seguro e sua voz seria ouvida”, um esforço para proteger-se do assédio.
“Senti a necessidade de cobrir meu corpo e inibir minha expressão e meu trabalho para enviar minha própria mensagem ao mundo de que sou alguém que vale a pena ser segura e respeitada. A resposta à minha expressão, de pequenos comentários sobre meu corpo a declarações deliberadas mais ameaçadoras, serviu para controlar meu comportamento por meio de um ambiente de terrorismo sexual”, ela acrescentou.
Para os interessados, O Profissional está disponível para aluguel e compra no Prime Video e Apple TV.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha.