Sem sombra de dúvida, De Volta para o Futuro é uma das sagas de ficção científica mais icônicas do cinema, e conta a história de um jovem que viaja no tempo com a ajuda de um cientista e um icônico DeLorean. A trama idealizada por Robert Zemeckis apresentou um futuro com diversos objetos que, de fato, ainda não foram inventados, mas uma previsão feita pelo filme tornou-se completamente real.
Em De Volta para o Futuro 2, em torno dos 11 minutos e 50 segundos , podemos ver um Marty McFly (Michael J. Fox) impressionado com os avanços do ano de 2015, quando leva um grande susto com um tubarão holográfico que surge de um letreiro de cinema. A propaganda está promovendo a estreia do longa-metragem fictício, Tubarão 19, que é dirigido por um tal de Max Spielberg.
Esta marcante referência tinha como objetivo dois pontos: primeiramente, homenagear Steven Spielberg, que é grande amigo de Zemeckis. O detalhe também satiriza o excesso de sequências que começava a surgir na Hollywood da década de 1980 - e que hoje tornou-se um problema ainda mais acentuado.
Dois anos antes do lançamento de De Volta para o Futuro 2, Tubarão - A Vingança havia sido levado às grandes telas sem muito sucesso, quarto e final capítulo de uma saga iniciada em 1975. A franquia já não contava mais com a direção de Spielberg, que comandou apenas o episódio inicial.
Em comemoração ao "Dia de De Volta para o Futuro", em 2015, a Universal Pictures lançou um teaser paródia para Tubarão 19, tirando sarro da própria indústria cinematográfica. Até hoje, há um debate em curso sobre o excesso de spin-off, remakes e reboots em Hollywood - uma tendência que fica mais saturada a cada ano que passa.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!