Minha conta
    O vilão de Missão Impossível 7 teve que ser mudado para evitar comparações com O Senhor dos Anéis
    Giovanna Ribeiro
    Giovanna Ribeiro
    -Redatora e Crítica
    Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

    Chris McQuarrie disse em uma entrevista que vários de seus colegas o fizeram ver a semelhança com o grande antagonista da Terra Média de Tolkien.

    Nos últimos anos, entramos na era da inteligência artificial. Todos os dias acordamos com alguma criação engraçada, ou não tão engraçada, de uma das muitas ferramentas disponíveis no mercado. E, de tempos em tempos, também com uma mensagem alarmante pedindo aos governantes do mundo que regulamentem seu uso, algo que até pouco tempo atrás era apenas uma preocupação dos filmes de ficção científica.

    Os perigos da IA

    Já se foi a Skynet e as máquinas conscientes que vimos, por exemplo, em um episódio da primeira temporada de Arquivo X. Mas o fato de as IAs já estarem em nossas vidas não significa que Hollywood perderá o interesse em aproveitar seu potencial criativo para novas histórias. Recentemente, pudemos assistir Resistência, do mesmo diretor de Rogue One: Uma História Star Wars, Gareth Edwards, e também tivemos Tom Cruise enfrentando uma delas, a "Entidade", em Missão Impossível 7: Acerto de Contas Parte 1.

    Retratar uma IA é de fato, quase uma missão impossível. Mas Christopher McQuarrie conseguiu fazê-lo na mais recente aventura de Ethan Hunt, que apresenta um ser militar artificial com a capacidade de invadir os sistemas de computador mais seguros, inclusive o que protege os arsenais nucleares.

    O filme polêmico que foi responsável por apresentar Tom Cruise para Hollywood

    “É como o Olho de Sauron”

    Até aí tudo bem. Mas o cineasta se deparou com um dilema na hora de fazer o filme: como mostrar uma inteligência artificial em um nível visual? Como ele explicou em uma entrevista, no início era muito semelhante a Sauron:

    “O gráfico da Entidade era originalmente vermelho. E eu lhe dei aquele movimento nervoso dos olhos. Em uma exibição anterior, amigos e familiares disseram: 'É como o Olho de Sauron em O Senhor dos Anéis'. E eu pensei: 'Bem, não, porque o Olho de Sauron não se move'. Em minha mente, ele era extremamente estático. Mas quando o vi novamente, percebi que eles estavam certos. Então, apenas mudei a cor dos olhos de vermelho para azul" - Christopher McQuarrie para o Empire.

    Paramount Pictures

    McQuarrie também explicou em sua conversa com a Empire, que ele procurou evocar o surgimento de uma IA com esse filme, tentando explorar como uma ansiedade crescente na comunidade à qual Ethan se opunha. Missão Impossível 7: Acerto de Contas Parte 1 está disponível na Netflix.

    Missão Impossível 7: Acerto de Contas Parte 1
    Missão Impossível 7: Acerto de Contas Parte 1
    Data de lançamento 13 de julho de 2023 | 2h 43min
    Criador(es): Christopher McQuarrie
    Com Tom Cruise, Hayley Atwell, Ving Rhames
    Imprensa
    3,6
    Usuários
    4,5
    Adorocinema
    4,5
    Assistir em streaming

    *Conteúdo Global AdoroCinema

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top