No início dos anos 90, o faroeste teria uma nova vida e uma palavra significativa no Oscar. Depois de Kevin Costner ter ganho um total de sete estatuetas com Dança com Lobos em 1991, Clint Eastwood seguiu o exemplo com Os Imperdoáveis em 1992 e ganhou quatro troféus em 1993. Depois disso, o interesse naquele que foi provavelmente o gênero mais antigo da história do cinema diminuiria visivelmente.
Com o épico Wyatt Earp, de 1994, Kevin Costner passou por maus bocados, o que não se deveu apenas ao tempo de duração do filme (182 minutos), mas também ao fato do faroeste visualmente deslumbrante ter sido afligido por uma rigidez bastante lexical. Se você quiser ver o melhor filme no estilo Wyatt Earp, escolha Tombstone - A Justiça Está Chegando, do diretor de Rambo 2 – A Missão, George Pan Cosmatos, de 1993.
Assista online hoje: Um épico de faroeste com a estrela de Yellowstone – mais de 3 horas de visuais deslumbrantesEmbora o faroeste cheio de ação e primorosamente fotografado tenha feito mais sucesso de bilheteria do que Wyatt Earp de Costner, o filme foi completamente esquecido atualmente. Erradamente, porque Tombstone é muito bom. Se você ainda não viu, ele está disponível no Disney+.
É disso que se trata Tombstone - A Justiça Está Chegando
O ano é 1881: Wyatt Earp (Kurt Russell) chega à cidade mineradora de ouro de Tombstone com seus irmãos Virgil (Sam Elliott) e Morgan (Bill Paxton), onde querem se aposentar com suas esposas. Lá eles conhecem o velho amigo de Wyatt, Doc Holliday (Val Kilmer), que está gravemente doente com tuberculose e espera alívio no ambiente seco do Arizona.
Os irmãos Earp rapidamente conseguem assumir parte do negócio local de jogos de azar e, assim, garantir seu sustento. Mas a existência pacífica dos reformados não dura muito: os cowboys, um bando organizado de bandidos gananciosos, mantêm a cidade em suspense com os seus crimes inescrupulosos. Apenas os irmãos Earp atrapalham os criminosos. Quando Morgan é baleado, Wyatt e Doc se preparam para a vingança.
Entretenimento emocionante do Velho Oeste
Na crítica oficial do nosso parceiro FILMSTARTS, Tombstone recebeu 4 de 5 estrelas. Em sua conclusão, o autor escreve: “Tombstone é um faroeste moderno de Hollywood feito sob medida. Apesar de seu orçamento comparativamente baixo, oferece entretenimento do Velho Oeste de alto nível. Por motivos de criação de lendas, os eventos históricos às vezes eram tratados com muita liberdade, mas uma mistura ideal de ação, romance e humor de diálogo foi alcançada.”
“Na verdade, no caso de Tombstone, não se deve ser muito exigente quanto à precisão histórica. Em vez disso, a clássica dialética do bem-mal é usada aqui, que divide claramente simpatias e antipatias desde o início. Isso pode incomodar os espectadores que exigem uma imagem historicamente precisa, mas no final das contas, Tombstone é acima de tudo um faroeste que, como filme de gênero, especula sobre entretenimento – e consegue.”
“Sempre será um mistério”: A resposta de Kurt Russell ao boato de que ele dirigiu um dos maiores faroestes do cinemaNão é apenas o elenco liderado por Kurt Russell e Val Kilmer os responsáveis por isso. As imagens elegantes (capturadas pelo cinegrafista de O Bebê de Rosemary e Bullitt, William A. Fraker) e a encenação de ação maravilhosamente rústica de George Pan Cosmatos também são agradáveis. O diretor já provou em Rambo 2 que realmente consegue dar um soco – e em Tombstone não é diferente. Quando se trata disso aqui, é com uma dureza clara que falta com muita frequência hoje em dia.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!