Minha conta
    Para assistir hoje no streaming: Um dos filmes de fantasia e monstros mais extraordinários dos últimos 15 anos
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    Você acha chato o gênero que já foi tão popular em filmes de terror? Pois o AdoroCinema recomenda uma emocionante e divertida aventura.

    Depois de várias partes de A Bruxa de Blair, [REC], Atividade Paranormal e seus imitadores, as produções do "found footage" perderam força há muito tempo. No entanto, há um falso documentário de fantasia, Caçador de Troll de 2010 tão inventivo, tão estranho - no melhor sentido da palavra - e devastadoramente engraçado que gostaríamos de compartilhar com você. O longa encontra-se disponível no Prime Video.

    Mesmo que você já o conheça, provavelmente notará novas sutilezas ou pequenas piadas neste filme feito de forma criativa e escrita de forma inteligente. Como bônus, a fascinante paisagem norueguesa com muitas florestas e montanhas monumentais é apresentada de forma autêntica - complementada pela excentricidade seca dos seus habitantes, retratada com um piscar de olhos e ainda assim apropriadamente. Esse último inclui a mitologia nórdica com ritos e criaturas míticas que parecem estranhas para quem está de fora e que até hoje influenciam o dia a dia de muitas pessoas por lá.

    248 milhões de dólares: 25 anos depois, um dos filmes de maior bilheteria de todos os tempos retorna

    É disso que se trata Caçador de Troll

    Uma produtora cinematográfica norueguesa lança um vídeo enviado anonimamente contendo imagens brutas filmadas com uma câmera portátil. Aparentemente, isso foi criado pelos estudantes de cinema Thomas (Glenn Erland Tosterud), Johanna (Johanna Mørck) e Kalle (Tomas Alf Larsen). Em nome de sua universidade, o trio está tentando rastrear um suposto caçador furtivo de ursos que vive nas regiões mais remotas e está causando estragos no país, para um documentário. Como relatam os caçadores locais, existem algumas inconsistências suspeitas em torno dos cadáveres de animais que são repetidamente encontrados.

    Filmkameratene

    Quando os três finalmente encontraram o homem, tiveram uma grande surpresa. Porque Hans (Otto Jespersen) afirma ser funcionário do governo. Ele seria uma espécie de guarda-caçador que monitoraria as fronteiras das reservas de trolls instaladas em regiões desertas e teria que caçar qualquer fugitivo. E isso antes da população tomar conhecimento da sua existência e entrar em pânico. No início, os jovens zombam de Hans, pensando que ele é um esquisito. Mas então, de repente, um dos enormes monstros que ele descreveu vem da floresta.

    Filmkameratene
    Hans (Otto Jespersen)

    Uma homenagem aos clássicos filmes de monstros

    Os confrontos do caçador com as criaturas míticas, que eventualmente parecem reais, são bastante impressionantes em termos cinematográficos e às vezes realmente espetaculares. Especialmente quando se considera que os fabricantes tinham apenas uma fração do orçamento dos seus colegas de grande sucesso nos EUA.

    Hoje na Netflix: Um excelente filme de monstro e fantasia que você provavelmente já esqueceu e que agora terá sequência

    Os trolls são diversos - existem várias espécies, de três cabeças, puros habitantes das cavernas, de grandes a gigantescos, de inofensivos e desajeitados a extremamente agressivos. Embora tenham sido animados no computador de uma forma bastante moderna, a implementação visual lembra agradavelmente os clássicos filmes de monstros. A aparência e os movimentos das criaturas são claramente inspirados nas criações do lendário especialista de efeitos especiais, Ray Harryhausen (O Monstro do Mar Revolto, Fúria de Titãs (1981)).

    Um absurdo segue o próximo

    O que mais gerou alegria na tela grande naquela época foram as muitas piadas carinhosamente incorporadas nos bastidores. Por exemplo, o formulário governamental detalhado que Hans deve preencher após cada encontro com uma das criaturas. Você não precisa saber norueguês para entender imediatamente a maioria dos pontos estranhos.

    Filmkameratene
    Duas das grandes atrações de Caçador de Troll: um dos monstros e a paisagem deslumbrante por onde se movem

    O inacreditável parece plausível

    Apesar dos trolls imaginativamente desenhados, dos alunos com traços de caráter realistas e de um funcionário do governo retratado de maneira lindamente duvidosa por Hans Morten Hansen (Kong Curling), só pode haver uma estrela no filme: é claro que é Otto Jespersen (Rápidos e Perigosos), personagem-título interpretado em seu primeiro papel principal. O comportamento sóbrio, muitas vezes extremamente taciturno, mas completamente natural do comediante, é simplesmente perfeita.

    Fracasso nos cinemas, sucesso no streaming: Uma ficção científica de monstros lançada pelo diretor dos melhores episódios de Game of Thrones

    A integração de fatos reais na história maluca é particularmente satisfatória. Então André Øvredal nos vende as linhas de alta tensão que atravessam o mundo real e até mesmo em áreas remotas e desertas como cercas que deveriam manter os trolls em suas reservas. “Os agricultores odeiam essas coisas; O mesmo vale para o escritório nacional de turismo”, diz Thomas em narração para uma cena paisagística. Seguido pelo acréscimo de que Hans, por outro lado, a achava muito bonita.

    Caçador de Troll
    Caçador de Troll
    Data de lançamento 2011 | 1h 43min
    Criador(es): André Øvredal
    Com Otto Jespersen, Glenn Erland Tosterud, Tomas Alf Larsen
    Assistir em streaming

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top