Minha conta
    Quando Steven Spielberg viu este filme finalizado, preferiu retirar seu nome dos créditos!
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Steven Spielberg produziu esta comédia adolescente de 1987, mas preferiu ter seu nome retirado dos créditos quando assistiu o filme finalizado.

    Você conhece Te Pego Lá Fora? Por alguns esquecido, por outros lembrado como um clássico da sessão da tarde, esse longa-metragem foi lançado em 1987 nos Estados Unidos. Dirigido por Phil Joanou, que mais tarde faria Um Tiro de Misericórdia, é um filme para adolescentes do tipo que foi feito muito nos anos 80 e foi produzido (discretamente) por Steven Spielberg.

    Um ataque à imagem da marca?

    Depois de Os Goonies, De Volta para o Futuro, Fievel - Um Conto Americano, Gremlins e Um Dia a Casa Cai, a Amblin, a produtora de propriedade de Spielberg e outros, está oferecendo filmes divertidos para toda a família. Pelo menos, essa é a imagem que ela tem para o público em geral, como a Disney antes dela, da qual se inspira.

    Mas, de acordo com o Collider, depois de ver a versão final de Te Pego Lá Fora, Spielberg decidiu remover seu nome dos créditos. Ele não queria que as palavras "produzido por Steven Spielberg" aparecessem. A Amblin também não é mencionada nos créditos. O motivo disso? O produtor não queria que seu nome fosse associado ao filme, que não correspondeu às suas expectativas.

    Universal Pictures
    Casey Siemaszko, herói do filme

    O que pode ter dado errado

    Em vez de simplesmente contar os tormentos amorosos de seu herói ou suas aventuras malucas, positivas e alegres, como a maioria dos filmes para adolescentes dos anos 80, Te Pego Lá Fora preferiu se concentrar em um acerto de contas ou, pelo menos, em uma briga entre dois alunos: Buddy, o valentão da escola, e Jerry, o nerd que teve a infelicidade de cruzar seu caminho.

    A tensão aumenta pouco a pouco, assim como o estresse do herói. Um pouco demais, talvez, para um filme que deveria ser leve. Ainda assim, há um canivete, líderes de torcida destruindo uma piñata humana com um taco de beisebol... o tema da violência está presente em todo o filme.

    E ao fazer tudo o que está ao seu alcance para evitar uma briga, Jerry gradualmente se coloca em uma situação difícil de escapar. Ele decide ser expulso da escola e chega ao ponto de beijar sua professora de inglês em uma tentativa de flerte tão desesperada quanto constrangedora. Essa atmosfera levemente opressiva da inevitabilidade da batalha e da falta de moral do herói ao tentar se livrar dela teria tocado os sentimentos de Spielberg.

    Universal Pictures
    O encontro Buddy/Jerry

    Também vale a pena observar que, durante a cena do documentário sobre escorpiões e grilos, ouvimos a música Out To Sea, tirada da trilha sonora de Tubarão, uma referência ao envolvimento de Spielberg no projeto.

    No final, Te Pego Lá Fora, que teve um orçamento estimado em 5 milhões de dólares, faturou apenas 3,68 milhões nas bilheterias quando foi lançado nos Estados Unidos. Será que Spielberg havia pressentido esse fracasso com antecedência? Como o diretor de Jurassic Park é conhecido por farejar o sucesso de bilheteria, talvez...

    Te Pego Lá Fora
    Te Pego Lá Fora
    1h 37min
    Criador(es): Phil Joanou
    Com Casey Siemaszko, Richard Tyson, Jeffrey Tambor
    Usuários
    4,1

    *Conteúdo Global do AdoroCinema

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top