O roteirista de Scarface, Oliver Stone, escreveu e dirigiu a obra-prima do cinema de guerra Platoon, de 1986, que também é o início de uma trilogia sobre a Guerra do Vietnã. O próprio Stone serviu no Vietnã como soldado voluntário e processou experiências pessoais em seu trabalho. Não é à toa que Platoon é elogiado por suas representações realistas.
Oliver Stone aborda a experiência de guerra em Platoon
Chris Taylor (Charlie Sheen), que abandonou a faculdade, se voluntaria para o serviço militar no Vietnã em 1967, mas seu idealismo logo se perde no horror da guerra. Não apenas as tropas inimigas são um perigo para o pelotão, mas também há lutas de poder dentro do esquadrão entre o inescrupuloso Barnes (Tom Berenger) e o gentil Elias (Willem Dafoe). O conflito divide o esquadrão e causa as primeiras vítimas.
Platoon custou apenas 6 milhões de dólares e se tornou um sucesso surpresa, arrecadando 138 milhões de bilheteria em todo o mundo. Stone continuou sua trilogia do Vietnã com Nascido em 4 de Julho e Entre o Céu e a Terra, mas os filmes não se complementam em termos de conteúdo. Apesar de um elenco de estrelas (Tom Cruise, Tommy Lee Jones), os sucessores não conseguiram aproveitar o sucesso do primeiro filme.
Atores de Hollywood em acampamento militar: assim foi a difícil preparação para Platoon
Platoon também recebeu muitos elogios por sua representação realista da guerra, e isso não é coincidência. Oliver Stone não apenas baseou-se em suas próprias experiências, mas também garantiu uma preparação abrangente para os atores. Charlie Sheen relatou em entrevista à CBS que os atores passaram por momentos difíceis em um campo de treinamento nas Filipinas.
“Foram as duas semanas mais longas da minha vida. [...] Vivíamos no subsolo e cavávamos nossas próprias trincheiras. Usávamos as mesmas roupas e não podíamos tomar banho. Não eram permitidas ligações para nossos agentes ou cartas para as namoradas.”
Johnny Depp, Forest Whitaker e John C. McGinley, entre outros, também foram ao campo de treinamento militar, e também compõem um elenco de destaque nos papéis coadjuvantes. Pelo menos na perspectiva de hoje, porque há 38 anos os três ainda estavam no início da carreira.
A obra-prima de Oliver Stone, Platoon, impressiona com sua honestidade
Até hoje, Platoon é considerado um marco em seu gênero, o que também se deve à sua análise abrangente dos acontecimentos da guerra. As imagens chocantes certamente ficarão consigo durante algum tempo. Uma crítica da Tampa Bay Films publicada no Metacritic afirma:
“Platoon, de Oliver Stone, é o épico sobre a Guerra do Vietnã mais sóbrio de todos os tempos. É um triunfo incontestável pela sua honestidade, pelo seu talento artístico, pela sua brutalidade e pela sua representação franca de uma nação – a nossa nação – dividida pela ideologia, pela pobreza, pelo racismo e pelas drogas.”
Platoon está disponível no Prime Video.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!