Hoje, Joseph E. Levine é conhecido apenas pelos entendidos obstinados da história de Hollywood. Na década de 60, no entanto, ele se tornou o produtor independente de maior sucesso na indústria dos sonhos, com um grande número de filmes de gênero produzidos de forma barata, mas lucrativos (incluindo clássicos do faroeste como Nevada Smith e Quando é Preciso Ser Homem).
No início da década de 70, porém, ele lentamente se retirou do ramo cinematográfico e, depois do suspense de ficção científica O Dia do Golfinho, ficou vários anos sem produzir um filme. Mas então ele descobriu o romance de guerra Uma Ponte Longe Demais, de Cornelius Ryan – e ficou tão entusiasmado com o livro que decidiu colocar tudo na balança novamente e fazer uma adaptação do livro de 672 páginas, seu maior projeto até o momento.
Como um soco no estômago: Um clássico implacavelmente brutal que mistura faroeste com filmes de guerraAo fazê-lo, assumiu um risco enorme: para poder dar conta da produção extremamente complexa, teve de gastar uma grande parte do orçamento de 22 milhões de dólares, o que era bastante elevado para a época (para comparação: o primeiro filme Star Wars custou apenas 11 milhões) pagando do seu próprio bolso. O roteirista William Goldman cita Levine em seu livro “The Hollywood Business” dizendo: “Se tivesse dado errado, eu não teria mais sido rico [...]”
Joseph E. Levine reuniu dezenas de estrelas para Uma Ponte Longe Demais
Uma Ponte Longe Demais é sobre uma operação aerotransportada aliada fracassada atrás das linhas alemãs em setembro de 1944. Os soldados têm a tarefa de ocupar seis pontes estrategicamente importantes do Reno - mas os homens estão cercados e separados uns dos outros por duas divisões blindadas alemãs. Uma luta pela sobrevivência começa.
Os custos também foram tão altos porque Levine não fez concessões e não apenas contratou Richard Attenborough, que já era conhecido como ator, como diretor, mas também reuniu um conjunto de estrelas inédito:
A Bridge Too Far, no original, reuniu Dirk Bogarde, James Caan, Michael Caine, Sean Connery, Gene Hackman, Anthony Hopkins, Ryan O'Neal, Laurence Olivier, Robert Redford e Maximilian Schell.
A produção demorou dois anos - mas no final o esforço valeu a pena
Para garantir o financiamento, Levine até inventou um novo processo: sempre que algumas cenas estavam disponíveis, ele as editava juntas e mostrava o material existente a investidores e distribuidores interessados. Através da venda de licenças e direitos de performance, mais dinheiro foi arrecadado durante as filmagens - mas é claro que isso poderia facilmente ter sido um problema.
A produção durou dois anos, mas no final os planos de Levine deram certo: com uma bilheteria mundial de 50,7 milhões de dólares, Uma Ponte Longe Demais conseguiu arrecadar mais que o dobro do seu orçamento, o que significou um quinto lugar nas paradas. O espetáculo de três horas bateu, entre outros, o filme 007, O Espião Que Me Amava, a comédia clássica de Woody Allen, Noivo Neurótico, Noiva Nervosa e a aventura subaquática O Fundo do Mar, com exceção de Uma Nova Esperança, o primeiro Star Wars.
Para assistir online: Filme de guerra brutal com elenco de sucessoAliás, dezenas de superestrelas também podem ser vistas em outro filme de guerra, incluindo George Clooney, Sean Penn e John Travolta. Alguns grandes nomes nem chegaram à versão final da obra sete vezes indicada ao Oscar.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!