Minha conta
    No streaming: 10 anos do sensacional filme de fantasia e ficção científica que mudou o destino da Marvel
    Maria Santos
    Maria Santos
    Maria Clara decidiu estudar audiovisual para juntar o melhor de todos os mundos. Apaixonada pelo cinema independente e também pelos famosos filmes da sessão da tarde, não dispensa indicações e nem julga um filme pela sinopse.

    Lançado em 2014, o filme surpreendeu com seu bom desempenho nas bilheterias, garantindo sequências com seus protagonistas até então "desconhecidos".

    A onda de filmes de herói nas salas de cinema definitivamente se acalmou nos últimos anos após o encerramento da fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel, mas os recentes anúncios do estúdio para redirecionar sua saga do multiverso mostram sinais claros de querer revisitar seu passado e jogar pelo seguro.

    O surpreendente retorno de Robert Downey Jr. e dos diretores Irmãos Russo, responsáveis pelos últimos títulos de Vingadores, mostra menos disposição para arriscar, considerando que, nos últimos anos, as coisas não saíram exatamente como planejado. Muitos apontam que a Marvel exagerou ao introduzir muitos personagens novos e desconhecidos para o público, que não conseguiram despertar interesse.

    No entanto, a própria história da Marvel mostra que justamente explorar personagens desconhecidos pode ser um movimento vencedor. O sucesso do seu universo cinematográfico foi solidificado com filmes como Guardiões da Galáxia, que conquistou os fãs de heróis e também quem não estava tão atento ao gênero.

    O sucesso de Guardiões nas mãos de James Gunn

    Walt Disney Studios Motion Pictures

    James Gunn pode ter dado alguns tropeços em outras adaptações de HQs, mas há dez anos ele acertou em cheio com a sensacional produção que surpreendeu a todos em sua estreia de sucesso nos cinemas. Chris Pratt, Zoe Saldaña, Dave Bautista, Bradley Cooper e Vin Diesel lideram este grupo de estranhos quase anti-heróis que se tornaram os grandes favoritos de muitos no elenco de super-heróis da Marvel.

    Na trama, Peter Quill foi abduzido da Terra quando ainda era criança. Adulto, fez carreira como saqueador e adotou o nome de Senhor das Estrelas. Quando rouba uma esfera, na qual o poderoso vilão Ronan, da raça kree, está interessado, passa a ser procurado por vários caçadores de recompensas.

    Deadpool & Wolverine vão se juntar aos Vingadores? Como o grupo de heróis se encaixa no novo filme da Marvel

    Para escapar do perigo, Quill une forças com quatro personagens fora do sistema: Groot, uma árvore humanoide, a sombria e perigosa Gamora, o guaxinim rápido no gatilho Rocket Racoon e o vingativo Drax, o Destruidor.

    Gunn recebeu a missão de levar à tela esse grupo de personagens relativamente desconhecidos depois que eles foram considerados para as primeiras fases de criação do Universo Marvel. Diferente das produções anteriores, alguém como Gunn, vindo de uma das produtoras independentes mais antigas do mercado, com orçamentos médio-baixos e com um certo estilo, poderia chegar ao blockbuster e aplicar sua própria personalidade à história.

    Walt Disney Studios Motion Pictures

    Ele conseguiu isso em grande parte, o que fica mais evidente nas sequências. Mas é certo que o primeiro titulo já exibe suas obsessões por heróis imperfeitos que buscam a redenção, explorando partes medianamente grotescas da aventura espacial mais disparatada e também rompendo a norma nessas produções, empregando uma seleção musical bem cuidada e que ficou no imaginário do público.

    Sucessos clássicos dos anos 70 e 80, pensados para complementar o personagem de Peter Quill e começar a desenvolver a conexão com o resto dos Guardiões, também dão um ritmo muito especial ao filme. Há uma coleção de decisões bem tomadas que, embora orientadas para sua versão mais acessível, resultam em um dos filmes mais autorais da história da Marvel.

    Um estilo que cativou, vendeu esses protagonistas e mostrou que a máquina do universo compartilhado era imparável. Uma descoberta que, neste momento, não parece disposta a permitir que se repita.

    Os três volumes de Guardiões da Galáxia estão disponíveis no Disney+.

    *Conteúdo Global AdoroCinema

    Guardiões da Galáxia
    Guardiões da Galáxia
    Data de lançamento 31 de julho de 2014 | 2h 01min
    Criador(es): James Gunn
    Com Chris Pratt, Zoe Saldana, Dave Bautista
    Imprensa
    3,8
    Usuários
    4,6
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora no Disney +

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top