Quando seus filmes são lançados pela primeira vez, os diretores muitas vezes têm de se submeter a desejos e exigências externas, e não podem implementar livremente sua própria visão para o trabalho. Zack Snyder e Ridley Scott são dois exemplos proeminentes de diretores que gostam de seguir o lançamento da versão cinematográfica com uma versão de diretor, ou seja, uma versão editada que se aproxima o máximo possível de sua própria ideia do produto final.
Para alguns filmes, isso leva a uma experiência visual completamente nova. Exemplos famosos em que o corte do diretor geralmente é considerado a melhor versão incluem o encontro de super-heróis Liga da Justiça de Zack Snyder ou a versão final de Apocalypse Now de Francis Ford Coppola.
O que talvez você não saiba é deveria haver uma versão alternativa de um filme não muito apreciado do Batman. O roteirista Akiva Goldsman, amigo do falecido diretor Joel Schuhmacher, contou na San Diego Comic-Con 2024 que existe uma versão de Schuhmacher de Batman Eternamente.
Apesar do elenco de estrelas, Batman Eternamente não foi amado
Embora Batman Eternamente tenha uma base de fãs leais e tenha obtido um bom resultado nas bilheterias quando foi lançado em 1995 (o filme arrecadou um total de 336,5 milhões de dólares), ele ainda é uma das excursões menos amadas e mais ridicularizadas no universo do Homem Morcego.
O filme teve grandes estrelas na frente das câmeras, como Val Kilmer no papel de Batman, Jim Carrey como o Charada e Tommy Lee Jones como Duas-Caras. Mas muitos espectadores ficaram ofendidos com o design espalhafatoso, o estilo cômico exagerado e também com a interpretação de Jim Carrey do Charada, que faz lembrar o Coringa.
No Rotten Tomatoes, Batman Eternamente tem uma pontuação de 41% dos críticos. O blockbuster de super-heróis foi ainda pior entre os espectadores: apenas 32% conseguiram tirar algum proveito do filme. Entre os leitores do AdoroCinema, o filme é avaliado com uma média de 3 de 5 estrelas.
Portanto, é interessante saber que existe uma versão editada que dá ao espetáculo de cores vivas um tom mais sombrio – e, assim, muda fundamentalmente o filme. Goldsman disse:
“Estava mais sombrio. […] Bruce era assombrado por seu passado. Ele se sentiu culpado. [...] Foi uma interpretação mais moderna da história e não é diferente das [histórias] que estamos atualizando agora, por assim dizer.”
A versão sombria de Batman Eternamente pode ser lançada?
Segundo Goldsman, ele já entrou em contato com a Warner Studio para tornar essa versão editada do filme uma realidade. “Falei com Warner. [...] Minha fantasia era tentar ressuscitar [Batman Eternamente] como uma espécie de celebração para Joel depois que ele morreu”, explicou.
Então podemos ficar animados. Talvez um dia tenhamos uma versão correspondente. Enquanto isso, o filme de 1995 pode ser assistido na Max.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!