O conceito de obra-prima pode estar sendo usado em excesso atualmente, mas não há erro em dar tal selo a Clube da Luta. Além de estar entre os melhores filmes de um cineasta tão renomado como David Fincher, também se trata de uma história sem pontas soltas. Na verdade, a maior desvantagem que a trama pode ter é que muitos a entenderam mal.
Na verdade, o filme foi um estrondoso fracasso comercial nos cinemas. Com muito humor ácido, uma dose generosa de drama psicológico, um (grande) toque de crítica social e um inegável teor de sátira, Clube da Luta não era exatamente uma promessa de sucesso com o público e a crítica, mas acabou se tornando título irreplicável.
Com um trabalho desenfreado de Fincher por trás das câmeras, o filme é muito mais um retrato geracional - e não o faz de uma forma positiva, baseando-se num desencanto que se apodera de muitos quando percebem que a grande vida que lhes foi prometida não é, na verdade, tão grande assim.

O fracasso nas bilheterias era tão evidente que os executivos da Fox decidiram reduzir a campanha promocional idealizada por Fincher, diminuindo as perdas tanto quanto humanamente possível. Mas, nos cinemas, não teve jeito: seu orçamento de 65 milhões tornou a arrecadação de 101 milhões de dólares muito insuficiente.
No entanto, as receitas provenientes de outras fontes tornaram o filme rentável. Só com as vendas de DVD, por exemplo - que renderam mais 55 milhões de dólares -, já foi possível tirar Clube da Luta da margem de prejuízo. Além disso, a edição especial estava recheada de extras, incluindo um livreto que compilava uma infinidade de críticas negativas direcionadas à trama.
Na época, o filme foi apontado como perigoso. De fato, Tyler Durden se tornou um ídolo em certos círculos e temos que admitir que é fácil interpretar mal o personagem (e a própria história como um todo), mas, no fim, isso é culpa do espectador, não do filme.
Clube da Luta pode ser visto na Netflix e no Disney+.

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!