Este ano, Francis Ford Coppola retornará aos cinemas com a ficção científica Megalopolis, e qualquer pessoa que esteja se perguntando por que isto é um acontecimento, deve primeiramente conhecer uma das obras-primas definitivas do diretor. Apocalypse Now, de 1979, é um dos melhores filmes de guerra de todos os tempos e também um verdadeiro clássico na filmografia de Coppola.
O drama se passa no Vietnã devastado pela guerra em 1969. O capitão Willard (Martin Sheen) recebe a missão de encontrar e matar o coronel Kurtz (Marlon Brando), o comandante das Forças Especiais que aparentemente enlouqueceu e se refugiou nas selvas do Camboja, onde comanda um exército de fanáticos.
Baseado no conto colonial Heart of Darkness, de Joseph Conrad, uma verdadeira viagem mítica através dos círculos infernais da guerra desenrola-se ao longo de três horas. Para Willard, começa uma jornada ao encontro de um homem que o confrontará com seu próprio fascínio pela guerra e pela morte.
Ao longo desta jornada, Coppola, o co-roteirista John Milius, o diretor de fotografia Vittorio Storaro e a equipe constroem a atmosfera densa de um pesadelo em plena luz do dia. Porém, acordar ou desligar-se não é uma opção, pois o lendário coronel Kurtz também ganha o público – muito antes de o vermos.
Apocalypse Now polarizou os críticos quando foi lançado em 1979 e foi um grande sucesso de bilheteria. Ao longo das décadas, apareceu em diversas listas internacionais de melhores filmes, as citações entraram para a história do cinema e o estilo surreal desafiou “imitadores”, incluindo filmes tão diversos como Kong: A Ilha da Caveira e Soldado Universal 4: Juízo Final.
Você pode assisti-lo no Prime Video e no Telecine.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!